O maior prêmio ambiental do mundo, o Earthshot Prize, será sediado pelo Brasil em 2025. A cerimônia ocorrerá no dia 5 de novembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento será transmitido pela TV Globo e marcará uma nova era para a agenda climática brasileira.
Inegavelmente, o Brasil reúne atributos únicos para sediar uma premiação global. Sua biodiversidade incomparável e seu histórico de iniciativas regenerativas colocam o país no centro das discussões ambientais do século XXI.
Ademais, o Earthshot acontece no mesmo ano em que o Brasil prepara-se para receber a COP30. Essa coincidência fortalece o país como protagonista de soluções sustentáveis no cenário internacional.
O que é o maior prêmio ambiental do mundo?
Criado em 2020 pelo Príncipe William, o Earthshot Prize é o maior prêmio ambiental do mundo. A iniciativa busca acelerar soluções para desafios urgentes, como clima, ar limpo, oceanos, natureza e resíduos.
Cinco categorias premiam ideias inovadoras com potencial de transformar o planeta. Cada vencedor recebe £1 milhão para escalar suas soluções. Além disso, os 15 finalistas têm acesso a mentoria, apoio técnico, visibilidade internacional e conexão com investidores e filantropos.
Brasil aumenta presença e fortalece legado sustentável
Surpreendentemente, o Brasil duplicou o número de indicações ao Earthshot em relação ao ano anterior. Em 2023, a Bel Terra Agroflorestas foi finalista do maior prêmio ambiental do mundo ao restaurar terras degradadas por meio de agroflorestas.
Atualmente, os organizadores trabalham em quatro frentes: formação de jovens lideranças climáticas, criação de um Hub de Inovação, lançamento de um fundo de financiamento híbrido e produção de uma série documental com histórias brasileiras.
Conforme revelado pelos organizadores, a meta é deixar um legado duradouro e inspirador para o país e para toda a América do Sul com o maior prêmio ambiental do mundo.
Sustentabilidade, juventude e inovação em destaque global
Assim, sediar o maior prêmio ambiental do mundo no Brasil é também uma forma de valorizar iniciativas locais que geram impacto positivo no planeta.
Certamente, o Earthshot 2025 será um marco para reforçar a posição brasileira no mapa da inovação sustentável. O evento mobiliza universidades, empreendedores, investidores e a sociedade civil para pensar e agir por um futuro regenerativo.
Para saber mais sobre o prêmio, acesse o site oficial do Earthshot Prize, onde são divulgadas iniciativas e histórias inspiradoras de todos os continentes.
No Boa Notícia Brasil, já destacamos outras ações brasileiras que contribuem para um mundo mais sustentável. Veja também nossa matéria sobre startups que reduzem o desperdício de alimentos e soluções brasileiras para proteger os oceanos.