O roteiro Rota das Emoções nordeste atrai cada vez mais operadores estrangeiros interessados em experiências autênticas e imersivas no Brasil. Por isso, a iniciativa tem ganhado destaque como um dos circuitos mais completos para o turismo internacional.
Imersão cultural e natural no litoral nordestino
Em primeiro lugar, é importante destacar que a Rota das Emoções no nordeste percorre três estados e reúne alguns dos destinos mais desejados do país. Nesse sentido, o trajeto liga os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE), em uma jornada de mais de 500 quilômetros. Durante a última edição da Famtour Experience Brasil, promovida pela Embratur e Sebrae, oito operadores da Espanha e do México embarcaram nesse circuito.
Além disso, na Rota das Emoções no nordeste, os visitantes internacionais participaram de atividades que conectam cultura, aventura e natureza. Entre as experiências, destacam-se jantares em meio às dunas, passeios de buggy, trilhas, visitas a manguezais, observação de aves e vivências com comunidades locais. Assim, a experiência se tornou memorável para os participantes.
Rota das Emoções gera conexão com a essência do Brasil
Como resultado, o propósito da Rota das Emoções no nordeste é apresentar o Brasil como um destino estruturado, seguro e pronto para receber turistas que valorizam autenticidade. De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o roteiro é exemplo de integração entre paisagem, identidade e hospitalidade. Portanto, ele acredita que a rota é uma ponte entre o Brasil real e o que o mundo deseja conhecer.
Além do mais, Décio Lima, presidente do Sebrae, complementa que a iniciativa fortalece o turismo brasileiro no exterior. Em outras palavras, o destaque é para produtos que unem sol, praia e experiência comunitária, como a Rota das Emoções. Com isso, o envolvimento de pequenos empreendedores locais também favorece a economia de cada região visitada.
Perfil dos visitantes e geração de oportunidades
Por esse motivo, a escolha de operadores da Espanha e do México foi estratégica para a Rota das Emoções. De fato, ambos os países mantêm interesse crescente em destinos brasileiros. Segundo dados da GlobalData, turistas espanhóis se encantam com cultura, ecoturismo e gastronomia. Da mesma forma, os mexicanos buscam aventura, esportes e turismo emocional.
Durante o percurso, os visitantes da Rota das Emoções participaram de rodadas de negócios com fornecedores locais do nordeste. Vale destacar que as reuniões aconteceram em Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE) e Jericoacoara (CE). Logo, o objetivo foi estimular a criação de novos pacotes turísticos, com impacto direto na economia regional.
Turismo na Rota das Emoções que gera valor local e internacional
Consequentemente, a experiência da Famtour reforça o papel do Brasil como destino de referência para quem busca experiências completas. Sendo assim, a Rota das Emoções se consolida como uma vitrine de oportunidades no nordeste e um exemplo de valorização da diversidade cultural e ambiental.
Por fim, essa estratégia reforça o protagonismo do Nordeste em ações que combinam turismo, impacto positivo e conexão entre pessoas. A cada nova edição, mais histórias são compartilhadas e novos laços se formam, fortalecendo o posicionamento do Brasil no cenário internacional.
Para complementar a leitura, o vídeo abaixo apresenta, em detalhes visuais e narrativos, a jornada completa pela Rota das Emoções, do pôr do sol em Jericoacoara às lagoas cristalinas dos Lençóis Maranhenses, com paradas imperdíveis no Delta do Parnaíba e em comunidades locais pelo caminho. Assista: