Café ajuda a evitar demência, mas apenas sem açúcar

Você sabia que o café pode ajudar a evitar demência? Estudos mostram que o consumo regular da bebida, especialmente sem açúcar, pode reduzir o risco de Alzheimer em até 34%. A cafeína protege as células cerebrais e reduz inflamações. Quer saber como incluir o café na sua rotina e aproveitar esses benefícios? Descubra dicas valiosas!
Xícara de café expresso sem açúcar sobre uma mesa decorada com mosaicos coloridos, simbolizando um momento de pausa e reflexão.
Café expresso sem açúcar: um aliado para a saúde do cérebro e um momento de sabor e bem-estar. (Foto: Pexels)

Café ajuda a evitar demência e proteger o cérebro, desde que seja consumido sem açúcar ou adoçantes. Uma pesquisa publicada na revista American Journal of Clinical Nutrition revelou que o consumo regular da bebida reduz de forma elevada o risco de Alzheimer e outras condições neurodegenerativas.

Por que o café sem açúcar é melhor para evitar demência?

Os pesquisadores estudaram os hábitos de mais de 204 mil pessoas entre 40 e 69 anos no Reino Unido. Durante nove anos, os cientistas acompanharam como o consumo de café influenciava a saúde dessas pessoas. Eles descobriram que quem toma café regularmente tem até 34% menos chance de desenvolver Alzheimer e outras demências. Também foi observado um menor risco de Parkinson e de morte por doenças cerebrais.

Xícara vazia de porcelana branca sobre um prato amarelo decorativo, cercada por grãos de café torrados espalhados.
Grãos de café torrados ao redor de uma xícara vazia, simbolizando a pureza e o aroma intenso do café sem açúcar. (Foto: Pexels)

Entre todos os participantes, os que consumiam três xícaras por dia tiveram os melhores resultados. No entanto, esses benefícios apareceram apenas quando o café era consumido sem açúcar ou adoçantes. Já o café adoçado não mostrou os mesmos efeitos.

Como o café ajuda a evitar demência e proteger o cérebro?

A cafeína parece ser a substância que ajuda a proteger o cérebro. Ela pode reduzir inflamações e proteger as células cerebrais. Por outro lado, o açúcar e os adoçantes artificiais podem atrapalhar esses benefícios.

YouTube video

“Adicionar açúcar ou adoçantes ao café pode diminuir os efeitos positivos da cafeína. O consumo de café puro e cafeinado está ligado a um menor risco de doenças cerebrais”, explicaram os cientistas.

Como incluir o café na rotina sem açúcar?

Para aproveitar os benefícios do café e proteger o cérebro, experimente tomar a bebida sem açúcar ou adoçantes. Comece reduzindo gradualmente o açúcar para se acostumar ao sabor natural.

Siga nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas