Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Beber líquido durante as refeições: o que a ciência diz sobre isso

Beber líquido durante as refeições pode ajudar na digestão, mas é importante escolher as bebidas certas e evitar exageros.
Homem feliz comendo enquanto toma uma bebida.
(Imagem: Designed by Freepik)

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o impacto de beber líquidos durante as refeições. A ideia de que isso pode prejudicar a digestão é uma crença popular, mas, segundo especialistas, não há motivos para preocupação quando se opta pelas bebidas corretas e em quantidades adequadas. A verdade é que, em algumas situações, ingerir líquidos pode até ajudar no processo digestivo.

O impacto do líquido na digestão

De acordo com a nutricionista Maiara Soares, doutora em Ciência da Saúde pela USP, consumir água em quantidades moderadas durante a refeição não compromete a digestão. “Não há evidências científicas que provem que a água dilua os sucos gástricos ou interfira no processo digestivo de forma negativa”, afirma Soares.

Entretanto, o segredo está na quantidade. Segundo a gastroenterologista Débora Poli, do Hospital Sírio-Libanês, a ingestão de líquidos, como água, pode até estimular a produção de sucos gástricos e ajudar no processo digestivo. A quantidade ideal de líquido seria de 200 a 300 ml durante a refeição. “O corpo sempre vai produzir as substâncias necessárias à digestão, independentemente da presença de líquidos”, completa Poli.

O tipo de bebida é fundamental

Embora o consumo de água seja geralmente benéfico, não é todo líquido que deve ser ingerido durante as refeições. Bebidas açucaradas, refrigerantes e bebidas alcoólicas podem prejudicar a saúde ao aumentarem a ingestão calórica e impactarem negativamente o metabolismo. Maiara Soares alerta que essas bebidas podem causar desconfortos digestivos e não oferecem benefícios nutricionais. O ideal é optar por água, sucos naturais sem açúcar ou chás não adoçados, sempre com moderação.

Cuidados com o excesso de líquidos

Embora um copo de água não cause mal, ingerir grandes quantidades de líquidos ou bebidas gaseificadas pode gerar desconfortos digestivos, como sensação de estufamento. Bebidas com gás podem aumentar a produção de gases e gerar mais fermentação no estômago, principalmente em pessoas com sensibilidade gastrointestinal. Por isso, é importante não exagerar.

Dicas para uma digestão mais confortável

Para quem gosta de beber algo durante as refeições, Maiara Soares recomenda beber lentamente e escolher opções mais saudáveis, como água ou sucos naturais sem açúcar. Essas escolhas ajudam a manter uma alimentação equilibrada sem sobrecarregar o sistema digestivo.

Últimas noticias