Romilda Silva da Conceição, de 82 anos, se tornou um exemplo de superação ao conquistar uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) em 2023. A idosa, moradora de Feira de Santana, na Bahia, decidiu voltar a estudar após décadas afastada dos estudos e matriculou-se no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) em um colégio local. Apenas um ano depois, ela já colhe os frutos dessa jornada ao ser premiada com uma medalha de menção honrosa na primeira fase da competição.
Educação interrompida
Ao longo de toda a sua vida, Romilda enfrentou várias interrupções em seus estudos. Desde jovem, o trabalho na roça com o seu pai impedia que ela frequentasse a escola como as outras crianças. “Quando chegava a hora da gente estudar, meu pai levava a gente pra roça. À noite, chegava cansada da roça. Depois, eu casei”, relembra Romilda. Essas pausas nos estudos aconteceram diversas vezes, mas o desejo de aprender sempre permaneceu presente.
- Ana Carolina Moura conquista ouro paralímpico no taekwondo
- Pernambucano conquista medalha na competição mundial de robótica
- Inclusão: M. Dias Branco lança podcast no dia do orgulho LGBT
- Brasil conquista primeiras medalhas nas Olimpíadas de Paris 2024
- Alunas da zona rural viajam à NASA após vencer concurso
Em 2023, após muito tempo afastada das salas de aula, Romilda decidiu que era o momento certo para voltar a estudar. Ela se matriculou na EJA e logo se destacou entre seus colegas, participando da Obmep e recebendo a notícia de que havia conquistado uma medalha. “Eu estava na sala, a professora me chamou: ‘sabe que a senhora passou?’. Para mim, foi uma surpresa ter passado, eu tenho até medalha”, contou ela, emocionada, em entrevista à TV Subaé.
Orgulho para a família
Romilda é um grande orgulho para seus familiares. Sua filha, Raíne Conceição, ficou impressionada com a força de vontade da mãe: “Quando você vê muitos adolescentes desistindo de estudar, e ela, aos 82 anos, perseverando, buscando conhecimento, isso é inspirador”. Raíne também destacou que o retorno aos estudos rejuvenesceu o espírito de sua mãe, deixando-a mais alegre e ativa.