O resfriado infantil é uma situação comum, especialmente entre crianças pequenas. Pais e responsáveis frequentemente buscam formas de melhorar o resfriado de seus filhos, principalmente quando os sintomas começam a aparecer, como o brilho nos olhos e o nariz escorrendo. Embora os medicamentos aliviem os sintomas, não há uma fórmula mágica para curar a doença mais rápido.
No entanto, uma nova pesquisa apresentada no congresso da Sociedade Respiratória Europeia aponta que a solução salina hipertônica pode ajudar a encurtar a duração dos resfriados em crianças. O estudo, conduzido por Steve Cunningham, professor da Universidade de Edimburgo, avaliou 407 crianças de 0 a 6 anos. Entre essas, 301 contraíram resfriado e foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo manteve os cuidados usuais, enquanto o segundo usou gotas nasais de água salgada.
- 5 receitas de chás eficientes contra gripe e resfriado
- Psicoterapia alivia sintomas emocionais da menopausa
- Filme Planeta dos Macacos: O Reinado chega com duração recorde
- Campanha ‘Compra & Doa’ já impacta 24,5 mil vidas em 2024
- Nasa oferece US$ 3 milhões por soluções de reciclagem
Redução dos sintomas
As crianças que usaram a solução salina tiveram os sintomas por uma média de seis dias, em comparação aos oito dias do grupo que não utilizou as gotas. Essa descoberta mostra um caminho promissor para quem busca formas de melhorar o resfriado dos pequenos de forma natural. Além disso, o uso da solução salina também reduziu a necessidade de medicamentos e diminuiu a transmissão do vírus para outros membros da família.
Vantagens e cuidados
Embora a solução salina tenha mostrado bons resultados, os especialistas alertam sobre o desconforto que ela pode causar nas crianças. Segundo Márcio Nehab, infectologista da Fiocruz, os responsáveis devem observar se o uso das gotas causa ardor ou irritação. O uso correto e em quantidade adequada pode ser uma ferramenta eficaz para aliviar os sintomas e melhorar o resfriado de forma mais rápida.