Em 2016, Maicon Marinho, morador da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, decidiu abrir sua própria dark kitchen de culinária japonesa. Com um investimento inicial de apenas R$ 24 mil, ele começou a operação em uma quitinete, conciliando o negócio com seu trabalho como assistente de compras em um hospital. Na época, seu salário estava atrasado, o que o levou a buscar uma fonte de renda extra. O que Maicon não imaginava é que sua pequena cozinha se transformaria em um império de franquias.
O que é dark kitchen?
Dark kitchen, também conhecida como cozinha fantasma, é um modelo de negócio que se foca exclusivamente no delivery. Diferente de um restaurante tradicional, a dark kitchen não possui atendimento ao público ou um espaço físico para receber clientes. Esse formato permite a redução de custos operacionais, como aluguel de grandes espaços e mão de obra para atendimento, sendo ideal para quem deseja atuar no mercado de alimentação com menos investimento inicial.
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O crescimento do Sunomono
Depois de alguns meses conciliando o Sunomono com o trabalho no hospital, Maicon tomou a decisão de se dedicar integralmente ao seu negócio. A dark kitchen cresceu rapidamente e chamou a atenção de investidores. Hoje, o Sunomono faz parte do Grupo Mono, uma holding que Maicon fundou e que também controla outras três marcas: uma de pizzas, uma de poke e outra de esfihas.
Atualmente, o Sunomono conta com 15 unidades, sendo uma própria e as demais franqueadas, e faturou R$ 54 milhões em 2023. O modelo de dark kitchen, aliado à paixão e dedicação de Maicon, foi o que permitiu que o negócio se expandisse e se tornasse referência no mercado de franquias de culinária japonesa.
Expansão e sucesso no mercado da dark kitchen
O modelo de dark kitchen utilizado no Sunomono facilitou a expansão do negócio. Com a popularização do delivery, principalmente em grandes centros urbanos, Maicon aproveitou a tendência para escalar seu negócio e transformá-lo em uma rede de sucesso. A história de Maicon Marinho é uma inspiração para empreendedores que desejam iniciar com pouco investimento, mas com muito planejamento e visão estratégica.