Nesta quinta-feira, dia 24 de outubro de 2024, a cidade de Manaus amanheceu com motivo para celebrar. A capital do estado do Amazonas comemora 355 anos de história. A cidade foi fundada para consolidar a presença portuguesa e o domínio na região amazônica, considerada estratégica no Brasil. O núcleo urbano começou a se desenvolver às margens do Rio Negro com a construção do Forte da Barra de São José, projetado pelo capitão Francisco da Mota Falcão, em 24 de outubro de 1669, data que marca o nascimento da cidade.
Para não passar em branco, o Boa Notícia faz questão de parabenizar Manaus pelo aniversário. Porém, para além das felicitações, elencamos 5 características da cidade que a distinguem das demais, fazendo dela um local único na Região Norte, mas também no Brasil.
Por que se chama Manaus?
A cidade recebeu o nome de Manaus com a ideia de homenagear a nação indígena de Manaós. O termo significa “Mãe dos Deuses”. Porém, o termo sofreu adaptação, com a substituição da letra o pela letra u.
Porto flutuante
Atualmente, a cidade de Manaus tem o maior porto flutuante do mundo. De acordo com o site que representa a estrutura, pode” operar tranquilamente com 04 (quatro) navios simultaneamente em qualquer período do ano e mais 3 (três) navios durante a cheia do Rio Negro nos berços fixos Paredão e TC”.
Maior população da Região Norte
Embora muitos pensem que Belém, capital do Pará, seja a cidade mais populosa da Região Norte, a verdade é que tal status pertence a Manaus. Segundo estimativa do IBGE para 2024, a população da cidade é de 2.279.686 habitantes. Belém, por sua vez, registra 1.303.403 pessoas conforme o Censo 2022.
Influência portuguesa em Manaus
A população de Manaus é marcada pela miscigenação, especialmente entre portugueses e indígenas. Além disso, ao longo do século XX, o município recebeu diversos imigrantes, atraídos pelo ciclo econômico da borracha e pelo processo de industrialização.
Cultura
A cultura de Manaus reflete uma mistura de influências folclóricas, musicais, religiosas, linguísticas e culinárias da Região Norte do Brasil. Os portugueses trouxeram a língua e a religião, enquanto imigrantes nordestinos contribuíram com música e culinária. A presença indígena é forte em danças, música e artesanato. Manaus abriga o Teatro Amazonas, um importante centro cultural do país, e celebra manifestações folclóricas como o boi-bumbá e o Carnaval. A culinária local é baseada em alimentos amazônicos, como castanhas e peixes. O futebol é o esporte mais popular, e Manaus foi sede da Copa do Mundo de 2014.