Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Outubro Rosa: ICC amplia acesso a mamografias para pacientes do SUS

Ações fazem parte da campanha “Toda prevenção cabe aqui” e incluem ainda atividades informativas e de conscientização e combate ao câncer de mama.
Outubro Rosa: ICC amplia acesso a mamografias para pacientes do SUS

Em mais uma campanha anual do Outubro Rosa de sensibilização e conscientização sobre o câncer de mama, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), por meio do Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ), promove, dentre várias ações, a ampliação do acesso a exames de mamografia para pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante todo o mês, além de oferecer pacotes de check up feminino a preços populares e com facilidades de pagamento durante todos os sábados de outubro. Neste ano, com o tema “Toda prevenção cabe aqui”, o objetivo do ICC é reforçar a importância do cuidado individual e do atendimento personalizado e acolhedor para todas as mulheres.

Mamografias na campanha do Outubro Rosa

Durante a campanha do Outubro Rosa, o ICC disponibilizará 60 vagas para exames de mamografia que serão direcionadas para pacientes do SUS que estão buscando a prevenção ao câncer de mama e realizando acompanhamento de rotina. Os agendamentos serão realizados via regulação do município. Ou seja, as pacientes serão recebidas na Instituição de acordo com o encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Todos os atendimentos realizados pelo SUS são gerenciados pela SMS. As interessadas devem, primeiramente, procurar um posto de saúde e pedir o encaminhamento. Depois disso, recebem um comprovante de agendamento e podem se direcionar ao ICC para o atendimento. O processo é exatamente o mesmo em todos os hospitais credenciados para prestar atendimento na rede pública.

Pacotes de Check Up feminino

Durante todos os sábados do mês do Outubro Rosa, no Hospital Haroldo Juaçaba, principal complexo hospitalar do Grupo ICC, serão ofertados ainda pacotes de check up feminino a preços especiais e com facilidade de pagamento. Incluindo mamografia e outros exames preventivos, além de consultas com especialistas. Dessa forma, o ICC proporciona às mulheres cearenses a possibilidade do cuidado integral e personalizado dentro de uma instituição de referência nacional. Oferece todos os serviços necessários para a atenção à saúde feminina num só lugar, além de disponibilizar o acesso a um corpo clínico formado por profissionais de renome nacional e internacional, com visão centrada no paciente e que atuam na compreensão aprofundada acerca da prevenção, do diagnóstico e dos estágios da doença.

Os pacotes podem ser adquiridos por valores a partir de R$ 600, estando incluídos exame de prevenção, mamografia, ultrassom transvaginal e de mamas, hemograma, glicemia, colesterol total e frações, e exames da tireoide (TSH e T4). Além de consulta com ginecologista. As interessadas em agendar o check up devem entrar em contato pelo telefone (85) 3288-4575.

Ações de conscientização neste Outubro Rosa

Assim como em anos anteriores, o ICC realizará também uma série de ações educativas e de conscientização. Entre as iniciativas, estão palestras e materiais informativos que serão disponibilizados tanto para o público em geral quanto para empresas que desejarem replicar a comunicação entre seus colaboradores. Os materiais estão disponíveis para download na página oficial do ICC (icc.org.br).

Todas as ações alusivas ao Outubro Rosa reforçam o compromisso da instituição em promover a saúde de forma humanizada, integral, inclusiva e acessível. Além disso, seja por meio de consultas com corpo clínico especializado e de renome nacional, pela ampla gama de opções de prevenção oferecidas pelo ICC, dentre elas exames de imagem. Proporcionam segurança e precisão, ou exames de rastreamento genético que representam o que há de mais moderno na medicina, o ICC está comprometido em oferecer o mais alto padrão de cuidado preventivo para as mulheres.

Dados sobre o câncer de mama no Brasil

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número estimado de casos novos de câncer de mama para o triênio de 2023 a 2025, no Brasil, é de 73.610 casos, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres. No Ceará, são esperados pelo menos 3.080 novos casos da doença para cada ano do triênio. Por isso a importância da campanha do Outubro Rosa.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina é o mais incidente no país e em todas as Regiões brasileiras. O maior risco estimado é observado na Região Sudeste, de 84,46 por 100 mil mulheres. O risco é de 71,44 casos por 100 mil na Região Sul; de 57,28 casos por 100 mil na Região Centro-oeste; de 52,20 casos por 100 mil na Região Nordeste; e de 24,99 casos novos por 100 mil mulheres na Região Norte.

O fator de risco mais importante é a idade acima de 50 anos. Por isso, é essencial que as mulheres acima de 50 anos realizem a mamografia anualmente, não somente no período de campanha do Outubro Rosa. Para aquelas com histórico familiar, o rastreamento deve começar aos 40 anos. Outros fatores de risco estão associados a condições hormonais ou reprodutivas. Como gravidez tardia e menos amamentação; de comportamento, como obesidade, ingestão de bebidas alcoólicas, inatividade física; além de condições genéticas e hereditárias (de 5 a 10% dos casos).

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor. Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Sobre o ICC

Há 80 anos o Grupo ICC é referência em oncologia no Norte e Nordeste do Brasil. A instituição se destaca pela excelência no cuidado, pela inovação nos tratamentos e pelo compromisso com a humanização. Durante o Outubro Rosa, o ICC reafirma seu papel de liderança na saúde feminina, oferecendo ações e serviços que visam à prevenção e ao diagnóstico precoce, sempre com foco no bem-estar das mulheres e no acompanhamento com os melhores especialistas.

Últimas noticias