Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

20 pessoas sobrevivem a explosão em mina de carvão no Irã

20 pessoas sobrevivem durante explosão em mina de carvão na região central do Irã
20 pessoas sobrevivem durante explosão em mina de carvão na região central do Irã

No último sábado (21), uma explosão em uma mina de carvão na região central do Irã provocou uma tragédia de grandes proporções. Infelizmente, 51 pessoas faleceram em decorrência do acidente. A polícia trabalha com hipótese de que a causa tenha sido uma vazamento de gás metano. O país persa, por sinal, tem histórico de negligenciar políticas de segurança do trabalho em atividades de mineração. As informações são da agência estatal de notícias do país.

Quantos sobreviventes em acidente no Irã?

Apesar da tragédia que vitimou dezenas de pessoas no Irã, o Lado Bom da Notícia é que 20 pessoas sobreviveram. Embora tenham se ferido, elas foram resgatadas com vida e receberam tratamento de imediato. Segundo a polícia local, havia 70 pessoas trabalhando na mineradora Madanjoo no momento em que houve a explosão.

Acidentes em minas costumam ter uma operação de resgaste complexa. O risco de explosões é alto. Porém, no local onde aconteceu o acidente, a situação era ainda mais difícil, pois, segundo o governo, havia alta concentração de gás metano em um dos blocos onde houve maiores estragos.

Governo se manifesta

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, emitiu comunicado no qual assegurou que todos realizou todos os esforços possíveis fossem em prol do resgate dos mineiros presos. Além disso, disse que daria apoio às famílias dos envolvidos na tragédia. Por fim, Pezeshkian, que assumiu a presidência em julho de 2024, confirmou que já iniciou uma investigação para apurar as causas do acidente.

Histórico de acidentes no Irã

Considerado pelo Ocidente uma ditadura teocrática, o Irã tem histórico de desleixo para com as normas de segurança do trabalho, especialmente em minas de carvão. Em 2013, um acidente vitimou 11 trabalhadores. Porém, antes disso, em 2009, 20 pessoas também perderam suas vidas.

Vale lembrar que o Irã é um dos maiores detentores de minério do mundo. Estima-se que o consumo anual é de 3,5 milhões de toneladas de carvão, embora não extraia pouco menos da metade.

MAT'ÉRIAS RELACIONADAS

Últimas noticias