Paulo Freire (1921-1997), um dos mais influentes educadores do século XX, é conhecido mundialmente por sua abordagem na educação focada na conscientização e na libertação dos oprimidos. Sua obra e legado continuam a moldar práticas educativas e culturais no Brasil e em diversas partes do mundo. Em 2024, faz 27 anos que Paulo Freire faleceu, deixando um legado no campo da pedagogia.
O legado de Paulo Freire na educação popular
Paulo Freire, natural de Recife, Pernambuco, desenvolveu a pedagogia do oprimido, uma abordagem que visa a emancipação dos indivíduos através da educação. Seu método rejeita a tradicional pedagogia bancária, onde o professor deposita conhecimento nos alunos, e, em vez disso, promove um modelo dialógico, onde o aprendizado é construído coletivamente.
Na prática, isso significa que a educação deve partir da realidade dos educandos, valorizando suas experiências e conhecimentos prévios. Um exemplo dessa abordagem pode ser visto no Colégio Curso Paulo Freire, em Olinda (PE), fundado por Letícia Rameh na década de 1990. A escola adotou práticas interdisciplinares e eliminou as provas tradicionais. Nesse sentido, substituiu-as por exercícios de verificação que incentivavam o pensamento crítico e a participação ativa dos estudantes.
A cultura como ferramenta de libertação
A pedagogia de Freire também enfatiza a importância da cultura no processo educativo. Ele acreditava que a educação não poderia ser dissociada do contexto cultural dos alunos. Em suas palavras, “a cultura é todo o resultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem”. Essa perspectiva foi central no Movimento de Cultura Popular (MCP) de Recife, fundado na década de 1960. No movimento, Freire e outros intelectuais promoveram a educação e a cultura entre as classes populares como ferramentas para a transformação social.
Rameh incorporou essa visão em sua prática educativa, organizando atividades que iam além das salas de aula tradicionais, como visitas a museus, oficinas de reciclagem e comunidades indígenas. Essas experiências proporcionavam aos alunos um contato direto com diferentes realidades culturais, estimulando a reflexão crítica e o desenvolvimento de uma consciência social.
Desafios e resistências à aplicação de suas Ideias
Apesar de ser o patrono da educação brasileira e de suas ideias serem amplamente reconhecidas e respeitadas, a aplicação prática da pedagogia de Freire no sistema educacional brasileiro enfrenta desafios. Em muitos casos, suas ideias são adotadas de forma pontual e não como uma política pública abrangente. A educação brasileira, de acordo com críticos como José Eustáquio Romão, continua a reproduzir um sistema educacional que, em muitos aspectos, ainda prioriza a manutenção da ordem social existente, limitando o potencial transformador da educação.
Relevância contemporânea da pedagogia de Paulo Freire
As ideias de Paulo Freire permanecem extremamente relevantes no século XXI, especialmente diante dos desafios sociais e políticos atuais. Sua pedagogia oferece uma base sólida para aqueles que buscam uma educação mais justa e igualitária. De acordo com Freire, essa educação deve preparar os cidadãos não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a participação ativa na construção de uma sociedade democrática.
O impacto de Freire vai além das fronteiras do Brasil. Suas obras são estudadas em todo o mundo. Nesse sentido, sua pedagogia continua a inspirar movimentos sociais, educadores e formuladores de políticas que buscam transformar a educação em um instrumento de emancipação e liberdade.