Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Como os Quatro Tipos de Personalidade impactam sua vida diária?

Conheça os quatro tipos de personalidade que definem comportamentos.
Entenda os tipos de personalidade desenvolvidos pela ciência. (Foto: Andrea Piacquadio/Pexels)

Todo mundo gosta de fazer um bom teste de personalidade para entender um pouco mais sobre como sua mente funciona. Se você já fez algum na escola, no trabalho ou mesmo nas redes sociais, é melhor esquecer aquelas respostas. Um estudo de 2018, publicado na revista científica Nature Human Behavior, refinou a forma como classificamos personalidades e revelou que existem quatro tipos bem definidos: o mediano, o reservado, o egocêntrico e o modelo.

A pesquisa e seus resultados

Um estudo abrangente, que analisou dados de mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo, conseguiu identificar os quatro tipos de personalidade mencionados. Os participantes responderam a questionários online, que foram elaborados para medir cinco grandes traços de personalidade, conhecidos como “Big Five”. Estes traços são: Abertura, Extroversão, Neuroticismo, Consciência e Afabilidade.

Abertura: indica interesse por novas experiências e criatividade. Pessoas com alta abertura são imaginativas e sensíveis.

Extroversão: reflete a busca por interações sociais e envolvimento com o mundo exterior. Extrovertidos são enérgicos e sociáveis.

Neuroticismo: mede a estabilidade emocional. Pessoas com alto neuroticismo tendem a ter emoções negativas frequentes.

Consciência: relaciona-se com a autodisciplina e organização. Indivíduos conscientes são planejados e responsáveis.

Afabilidade: avalia a cooperação e compaixão. Pessoas afáveis são amigáveis e generosas.

Os quatro tipos de personalidade

Mediano: a maioria das pessoas pertence a este grupo. São razoavelmente agradáveis e conscientes, bastante extrovertidos e neuróticos, mas não muito abertos.

Reservado: pessoas emocionalmente estáveis, exceto na abertura e neurose, que têm níveis baixos. Não são particularmente extrovertidos, mas são um tanto agradáveis e conscientes.

Modelo: pontuam baixo em neuroticismo e alto em todas as outras características. A probabilidade de alguém ter uma personalidade modelo aumenta com a idade. São confiáveis e abertas a novas ideias. Mulheres são mais propensas a terem essa personalidade.

Egocêntrico: altamente extrovertidos, mas abaixo da média em abertura, agradabilidade e consciência. São indivíduos com quem você geralmente não quer socializar. A quantidade de egocêntricos diminui drasticamente com a idade.

Validação da descoberta

Para validar as descobertas, os pesquisadores entrevistaram um grupo conhecido por ser egocêntrico: adolescentes do sexo masculino. Como esperado, a maioria se encaixou no perfil egocêntrico, confirmando a precisão dos dados coletados.

Leia também:

Outras classificações de personalidade

Um estudo separado conduzido por cientistas da Universidade Carlos III de Madri e outras universidades espanholas revelou que 90% da população pode ser classificada em quatro tipos básicos de personalidade: otimistas, pessimistas, confiantes e invejosos. Este estudo utilizou a teoria dos jogos para analisar comportamentos sociais.

Otimistas: buscam o ganho máximo, assumindo que a decisão do outro será benéfica para eles.

Pessimistas: esperam que os outros os prejudiquem, então tomam decisões para minimizar perdas.

Confiantes: tomam decisões que beneficiam a todos, mesmo que não seja o melhor para eles individualmente.

Invejosos: preferem ganhar menos, contanto que ganhem mais do que os outros, mesmo que isso seja destrutivo.

Aplicações práticas e considerações

Apesar de adicionar uma dose de ciência ao estudo da personalidade, mais pesquisas são necessárias para transformar esses resultados em algo útil para nós, como testes de personalidade usados em entrevistas de emprego, ou por profissionais de saúde mental.

Últimas noticias