Recentemente, a educação pública no Brasil recebeu um impulso com a inauguração dos Centros de Tecnologias Educacionais Base (CTs Base), uma iniciativa conjunta dos Institutos Vini Jr. e Alok dedicada à educação digital. O primeiro centro foi inaugurado na Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Shermam, em Búzios, Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a participação de alunos, professores e representantes dos dois institutos. A cidade de Ituberá, na Bahia, será a próxima a receber um CT Base, com previsão de inauguração no segundo semestre deste ano.
Os CTs Base são polos de inovação educacional equipados com infraestrutura tecnológica de ponta, incluindo TVs, tablets, notebooks, smartphones e fones de ouvido fornecidos pela empresa WAAW. Decorados com elementos que remetem ao futebol e à música, como grama sintética e adesivos temáticos, esses espaços criam um ambiente acolhedor e motivador para os alunos.
Educação digital: aplicativo base ancestral
O projeto inclui o Aplicativo Base, um software educacional desenvolvido pelo Instituto Vini Jr. e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No ambiente virtual, personagens representando Vini Jr. e Alok interagem com os alunos, incentivando-os em matérias tradicionais e na Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Além disso, o projeto oferece suporte contínuo aos professores e oficinas temáticas para aprofundar essas relações na educação digital.
Desde sua fundação em 2021, o Instituto Vini Jr. tem fortalecido a infraestrutura de diversas escolas públicas, beneficiando cerca de 5.000 alunos e 500 profissionais de educação. Atualmente, dez CTs estão em operação em várias cidades brasileiras, como São Gonçalo (RJ), Rio Preto (MG) e Recife (PE).
O Instituto Alok, criado em 2020, já beneficiou mais de 800 mil pessoas no Brasil e em outros países, como Índia e nações africanas. Seus projetos abrangem inclusão digital, empreendedorismo jovem, valorização de culturas ancestrais e proteção ambiental.
Victor Ladeira, Diretor Executivo do Instituto Vini Jr., destacou a importância do projeto. Ele afirma que a Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Shermam, com suas raízes quilombolas, oferece uma grande lição sobre a educação como um processo de troca. Nesse sentido, o diretor destaca a valorização de saberes e conhecimentos compartilhados entre educadores e educandos.
Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok, enfatizou o desejo do Instituto Alok de contribuir para o melhor rendimento escolar dos alunos da escola pública. Ele expressou satisfação em encontrar no Instituto Vini Jr. um parceiro que possibilita a obtenção de bons resultados.
Leia também:
Objetivos do projeto
O objetivo principal do projeto é, através da educação digital, unir futebol e tecnologia, conceitos centrais do Instituto Vini Jr.. Aliado a isso, está o apoio a ações sociais em benefício das populações vulneráveis, missão do Instituto Alok. A iniciativa visa melhorar o desempenho dos alunos nas matérias do currículo oficial, com especial atenção para a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).