Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Gastão solicita Romaria da Beata Benigna no calendário do Ministério do Turismo

Luiz Gastão solicita a inclusão da Romaria da Beata Benigna no calendário oficial do Ministério do Turismo.

A Comissão de Turismo da Câmara aprovou o requerimento do deputado Federal Luiz Gastão (PSD/CE). Ele solicitou ao Ministério do Turismo a inclusão da Romaria da Beata Benigna Cardoso da Silva no calendário oficial da pasta.

Importância da Celebração

“A instituição da festa anual em homenagem à beata é uma iniciativa que transcende a mera celebração de um evento religioso; representa uma profunda expressão de fé, cultura e identidade cearense”, justificou Gastão.

Vida e Legado da Beata Benigna

Nascida em Santana do Cariri, no Sul do Ceará, Benigna foi um exemplo de fé e determinação. Aos 13 anos, enfrentou a violência e defendeu sua integridade com a própria vida, tornando-se um símbolo de luta pela dignidade humana. A beatificação da beata Benigna, ocorrida em 24 de outubro de 2022, não apenas a consagrou como a primeira beata do estado do Ceará, mas também reafirmou valores de coragem e pureza.

Leia Também:

Romaria da Beata Benigna

Diante desse contexto, há 21 anos, a Romaria da Beata Benigna é realizada em Santana do Cariri, cidade localizada a 531 km da capital cearense, atraindo milhares de fiéis de várias regiões do Brasil. Em 2023, mais de 50 mil fiéis se fizeram presentes na celebração, que foi ainda mais especial, marcando a 1ª Festa e a 20ª Romaria Oficial da Primeira Beata Cearense.

Programação da Romaria

“Durante a celebração religiosa na paróquia Senhora Sant´Ana, em Santana do Cariri, são realizadas diversas atividades como alvorada, caminhadas, novenas e visitas da imagem da beata às comunidades locais”, explica Gastão. A romaria acontece anualmente no período de 15 a 24 de outubro.

Inclusão no Calendário Oficial do Ceará

A Romaria da Beata Benigna está instituída no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará desde a criação da LEI N.º 16.906 de 18.06.19. A história da jovem Benigna Cardoso da Silva também virou símbolo contra o feminicídio no Estado do Ceará, através da Lei 162/19. Assim, o dia do seu martírio, 24 de outubro, passou a ser o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

A inclusão da Romaria da Beata Benigna no calendário oficial do Ministério do Turismo não só homenageia sua vida e legado, mas também promove a cultura e a fé do povo cearense.

Últimas noticias