Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Projeto Arte em Cadeia de artesanato é destaque no TRT7

Exposição do "Arte em Cadeia" no TRT-CE promove reintegração social através do empreendedorismo.

Na última sexta-feira (10/5), a Escola Judicial, sede do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT7), recebeu a exposição e venda de artigos de artesanato do projeto Arte em Cadeia. Este projeto, desenvolvido pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso do Estado, qualifica profissionalmente 400 artesãos de 9 unidades prisionais cearenses.

Iniciativa da Ouvidoria do TRT7

A Ouvidoria do TRT7 trouxe a exposição ao tribunal. A abertura coincidiu com as comemorações do Dia das Mães na Justiça do Trabalho do Ceará. Servidoras, terceirizadas e estagiárias apreciaram as peças expostas. Os produtos incluem almofadas, tapetes, nécessaires, bolsas e artigos de decoração feitos com técnicas de crochê, macramé, renda tenerife e bordado. A renda obtida com a venda desses itens vai para o Fundo Rotativo do Sistema Penitenciário do Ceará.

(Foto: Divulgação TRT7)

O Desembargador Antonio Parente, Ouvidor do TRT7, destacou:

“A exposição ‘Arte em Cadeia’ não só evidencia a capacidade de transformação do artesanato, mas também reforça nosso compromisso com a reintegração social e a dignidade humana. Ver o impacto positivo desse projeto nas vidas dos egressos é gratificante e nos motiva a continuar apoiando iniciativas que promovam a inclusão e a mudança”, disse o magistrado.

Relato da Expositora

Alessandra Gomes dos Santos, egressa do sistema prisional e uma das expositoras, compartilhou sua experiência de capacitação profissional através do artesanato.

“O projeto já vem há alguns anos trabalhando com homens e mulheres com o intuito de ressocializar essas pessoas; a cada quatro dias trabalhados, um dia é remido da pena deles”, explicou a artesã.

Valorização do Artesanato Local

Além disso, Alessandra ressaltou a valorização do artesanato local.

“O cearense mesmo não vive muito o artesanato, o público é mais turístico. Porém, o povo valoriza o projeto quando é apresentada a iniciativa, como o Governo está trabalhando, mudando vidas e proporcionando oportunidades. Vai além do material, para o que ele está realizando nas pessoas”, destacou.

Mudança de Vida

A artesã celebrou a mudança proporcionada pelo projeto.

“Querendo ou não, a sociedade é muito preconceituosa em apoiar pessoas egressas do sistema prisional, então contar com o projeto é um apoio muito bom para poder recomeçar a vida”, concluiu Alessandra.

Pontos Fixos e Futuras Exposições

Além da exposição no TRT7, o projeto Arte em Cadeia possui três estabelecimentos comerciais fixos no Shopping Riomar Kennedy, Shopping Benfica e Centro de Turismo do Ceará. A exposição também está prevista para acontecer no Fórum Autran Nunes, em data a ser divulgada.

Portanto, a exposição e venda de artigos de artesanato do projeto no TRT7 não apenas destacou a qualificação profissional dos artesãos, mas também reforçou a importância da reintegração social dos egressos do sistema prisional. Iniciativas como essa podem transformar vidas.

Leia Também:

Prisão no Panamá incentiva reintegração com programa ambiental

Receba últimas informações do Boa Notícia Brasil no seu WhatsApp. Esteja sempre atualizado! Basta acessar: CLIQUE AQUI!

Related Posts