Categoria Empreendedorismo

Brasil brilha no Pan de Judô

O Brasil conquista 16 pódios, incluindo 7 de ouro, no Pan de Judô no Rio de Janeiro.

Participe do nosso canal no WhatsApp

O Rio de Janeiro foi palco de uma demonstração de excelência do judô brasileiro no Campeonato Pan-Americano e Oceania. A equipe nacional dominou o evento, conquistando 16 pódios, com sete deles banhados em ouro. Com menos de três meses para os Jogos Olímpicos de Paris, essa vitória sinaliza um momento promissor para o país.

A competição, realizada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, contou com a participação de 480 atletas de 30 nações. O Brasil se destacou não apenas em termos de quantidade de medalhas, mas também pela qualidade do desempenho.

Apoio

Marcelo Theotonio, gerente de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), destacou a estratégia adotada pela equipe, que incluiu a presença de jovens atletas visando ao futuro. “Essa oportunidade de rodagem e vivenciar a energia dentro de um evento importante como o Campeonato Pan-Americano é importante para isso. Eles cumpriram a missão e não se intimidaram”, elogiou Theotonio.

A equipe mista brasileira, composta por Vinicius Ardina, Michael Marcelino (73kg), Shirlen Nascimento (57kg), Giovanna Santos (+78kg) e Marcelo Gomes (90kg), sagrou-se campeã, culminando com a vitória sobre Cuba na disputa por equipes mistas.

Nas disputas individuais, seis judocas brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio: Michel Augusto (60 kg), Larissa Pimenta (52 kg), Willian Lima (66 kg), Rafaela Silva (57 kg), Beatriz Souza (78 kg) e Guilherme Schimidt (81 kg). Exceto Michel Augusto, todos estão na primeira lista de convocados para Paris 2024, anunciada pela CBJ.

Destaque para os judocas Daniel Cargnin (73 kg) e Rafael Silva “Baby” (100 kg), garantidos em Paris, assim como Nauana Silva (63 kg), que conquistaram a prata em suas respectivas finais.

Além dos medalhistas de ouro e prata, o Brasil ainda faturou medalhas de bronze com Amanda Lima (48 kg), Ketleyn Quadros (63 kg), Luana Carvalho (70 kg), Rafael Buzacarini (100 kg), Rafael Macedo (90 kg) e Leonardo Gonçalves (100 kg). Estes dois últimos também estarão presentes em Paris.

Com o olhar já voltado para os Jogos Olímpicos de Paris, a CBJ anunciou os primeiros 10 judocas que representarão o Brasil na competição. A segunda e última lista de classificados será divulgada no final de junho, após o fechamento do ranking olímpico da Federação Internacional de Judô (IJF).

O judô tem sido um dos principais responsáveis pelas medalhas olímpicas do Brasil, somando 24 ao longo da história. E Paris 2024 promete ser mais um palco de sucesso para os judocas brasileiros. Com 372 atletas no total, igualmente divididos entre homens e mulheres, as vagas serão disputadas arduamente. Os 17 primeiros colocados no ranking de cada categoria garantem vaga, com um limite de um judoca por país. As vagas restantes serão distribuídas por continente, o que torna cada vitória e cada medalha uma importante contribuição para o sucesso do país no cenário internacional do judô.