Termina na próxima segunda-feira (22) o prazo para inscrições no Edital Inova Mulher, promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O objetivo é fomentar o empreendedorismo feminino inovador.
Para esta chamada, serão destinados R$ 4 milhões a 51 projetos que devem inovar em bioeconomia, educação e economia criativa. É necessário que os projetos proponham novos produtos ou processos que atendam ao desenvolvimento social e econômico da região.
Foco em Empreendedorismo Feminino
O Edital Inova Mulher é uma iniciativa estratégica para aumentar a competitividade regional, como destacou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Este é o primeiro edital da autarquia voltado especificamente para a inovação feminina, cobrindo os 11 estados da área de atuação da Sudene, onde 53% da população de 60 milhões de pessoas é composta por mulheres.
Objetivos e Apoio
O programa busca assegurar a participação efetiva das mulheres em todos os níveis de decisão e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, espera-se que o edital contribua para a sustentabilidade ambiental, a atração de investimentos e a ampliação do mercado de trabalho, promovendo a inclusão social e digital.
Financiamento do Projeto
O financiamento dos projetos será realizado com 1,5% dos retornos das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), garantindo o suporte necessário para as iniciativas de pesquisa e desenvolvimento.