O ovo tem sido um alimento fundamental na dieta humana ao longo dos séculos, valorizado por sua riqueza nutricional e versatilidade. Contudo, é sua classificação como uma proteína completa que destaca o ovo como um superalimento, fornecendo todos os nove aminoácidos essenciais necessários para o funcionamento ótimo do corpo.
Nutrientes em abundância
Além das proteínas, os ovos são uma fonte abundante de vitaminas e minerais essenciais. Eles contêm vitamina B12, D, riboflavina e minerais como selênio e colina. Essa combinação de nutrientes faz do ovo um aliado importante para a saúde muscular, imunológica e metabólica. Segundo a International Egg Commission, a colina, em particular, desempenha um papel crucial na saúde do cérebro, sendo um componente importante das membranas celulares.
Desfazendo mitos sobre colesterol
A preocupação com o colesterol dos ovos tem sido um tema de debate por muitos anos. No entanto, pesquisas recentes e especialistas na área de nutrição, como o nutrólogo Rafael Marques, esclarecem que os ovos possuem nutrientes que ajudam a balancear os níveis de colesterol no corpo, promovendo a saúde cardiovascular ao invés de prejudicá-la.
“Os ovos sob a forma de alimento contém outros nutrientes que vão interagir entre eles e permitir, por exemplo, a formação intestinal de uma proteína que vai gerar colesterol de alta densidade (HDL) e regular assim o nível de colesterol de baixa densidade (LDL) e diminuir o risco de doença cardiovascular”, completou.
O ovo e o emagrecimento
Segundo segundo Rafael, incluir ovos no café da manhã pode ser uma estratégia eficaz para o emagrecimento. A alta concentração de proteínas e o baixo teor calórico dos ovos contribuem para a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão de calorias ao longo do dia e favorecendo a perda de peso.
Branco ou marrom? A cor da casca
Uma curiosidade comum diz respeito à diferença entre os ovos brancos e marrons. A verdade é que a cor da casca é determinada pela raça da galinha, sem influência sobre o valor nutricional do ovo. Tanto os ovos brancos quanto os marrons oferecem os mesmos benefícios à saúde.
Quantidade diária recomendada
A quantidade de ovos recomendada varia de acordo com o indivíduo, mas geralmente, 1 a 2 ovos por dia para mulheres e 2 a 3 para homens é considerado saudável. Contudo, é sempre importante considerar as orientações de profissionais de saúde e as necessidades nutricionais individuais.
Preparo saudável
A maneira como os ovos são preparados também influencia seu impacto na saúde. Métodos de cozimento que evitam o uso excessivo de gorduras, como cozimento, mexidos ou pochê, são preferíveis para manter os benefícios nutricionais dos ovos sem adicionar calorias desnecessárias.