Categoria Educação

A volta dos livros impressos: Suécia revê educação digital para acabar com analfabetismo funcional

Diante do declínio na interpretação de texto, Suécia retoma uso de livros impressos em escolas.

A Suécia, um país inicialmente à frente na digitalização da educação, observou uma queda acentuada na compreensão de leitura dos alunos. O resultado negativo no Estudo Internacional de Progresso (PIRLS) alarmou as autoridades, levando à suspensão da abordagem educacional 100% digital implementada uma década antes. A solução encontrada foi a volta de livros impressos às salas de aula, uma estratégia para combater o risco iminente de analfabetismo funcional.

A volta de livros impressos: científico x digital

A decisão de reverter para o ensino tradicional com a volta de livros impressos se apoia em evidências científicas que questionam a eficácia do ensino exclusivamente digital. A ministra da Educação, Lotta Edholm, salientou a importância de livros físicos no aprendizado, citando pesquisas que demonstram o impacto negativo da educação baseada em telas no desenvolvimento cerebral infantil. O governo sueco planeja investir substancialmente na reintrodução de materiais impressos até 2025, numa tentativa de recuperar a competência de leitura dos estudantes.

Reflexos do analfabetismo funcional no Brasil

O analfabetismo funcional também se destaca como um desafio no Brasil. Dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) e do Instituto Paulo Montenegro ilustram a gravidade da situação, com milhões de brasileiros lutando contra as limitações básicas de leitura e escrita. A pandemia exacerbou o problema, com um aumento significativo no número de crianças não alfabetizadas.

Cultura da leitura: uma reflexão

A aversão à leitura, muitas vezes cultivada desde a escola, aponta para a necessidade de repensar a seleção de leituras obrigatórias e promover um interesse genuíno pela literatura. A experiência pessoal ressalta que o verdadeiro prazer pela leitura vem da liberdade de escolha e do acesso a conteúdos que ressoam os interesses do leitor. Isso reforça a ideia de que a leitura eficaz é aquela que desenvolve não apenas a habilidade de decodificar palavras, mas de compreender e interpretar o conteúdo.

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