Muitos se perguntam na busca pela perda de peso efetiva: cardio ou musculação, o que emagrece mais? Para alcançar seus objetivos de forma eficiente, é crucial entender a resposta. Segundo especialistas, a diferença chave entre essas modalidades reside na forma como cada uma queima calorias e no impacto sobre o corpo.
O cardio é conhecido por seus benefícios cardiovasculares, queima calorias intensamente durante a atividade. Por outro lado, a musculação estimula um aumento no gasto calórico que se estende por horas após o exercício, graças ao fenômeno conhecido como “consumo excessivo de oxigênio após o exercício” (EPOC).
Especialista revela a chave para perder peso
Estudos, como o publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, mostram que a musculação provoca um EPOC mais alto. Isso significa que o corpo continua queimando calorias mesmo depois de finalizar o treino. Lucas Cortez, professor e consultor do Smart Fit Coach, aponta que a estratégia mais eficaz para emagrecimento com exercícios não se limita a escolher entre cardio e musculação. A verdadeira chave para o sucesso é combinar ambas as modalidades.
O exercício aeróbico melhora a saúde do coração e aumenta a capacidade cardiovascular. Enquanto os exercícios de força focam no desenvolvimento da massa magra, para aumentar o gasto calórico do corpo. Cortez enfatiza que ignorar qualquer uma dessas áreas pode limitar os resultados de queima de calorias e, por consequência, de emagrecimento. “Cárdio e musculação se complementam de um jeito único. O exercício aeróbico ajuda no sistema cardiovascular, incentivando nosso coração a bombear mais sangue para o corpo. Os resistidos vão cuidar da massa magra, desenvolvendo força e músculos.” declarou o especialista ao JC.
Portanto, para quem busca uma estratégia sustentável para emagrecer, a recomendação é integrar tanto o cardio quanto a musculação ao seu plano de treinos. Essa abordagem não apenas otimiza a perda de peso, mas também promove uma melhoria geral na saúde e no bem-estar, assegurando que o corpo esteja apto e capaz de suportar uma variedade de desafios físicos.