Praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, que passou por um ataque a tiros neste domingo (14/12), é um dos destinos mais famosos do país, tanto para moradores quanto para turistas. Após o ocorrido, a memória do episódio passou a conviver com gestos de solidariedade entre moradores e visitantes. Tradicionalmente conhecida por sua areia ampla e pelas águas azul-claras, a praia virou ponto de encontro para vigílias e atos de apoio à comunidade judaica e às famílias afetadas. Dessa forma, o local mostra como um espaço turístico pode se transformar em centro de cuidado comunitário mesmo depois de eventos dolorosos.
Praia de Bondi como espaço de convivência e apoio coletivo
Em 2022, mais de 880 mil visitantes domésticos passaram pela praia em um único dia, de acordo com o governo de New South Wales. O cenário à beira-mar, que recebe milhões de pessoas por ano, passou a acolher mensagens de carinho e arte urbana espontânea. Além disso, a Praia de Bondi segue como ponto de encontro entre pessoas de diferentes culturas, que compartilham histórias.
Da mesma maneira, atletas de clubes de natação e de salvamento, que tradicionalmente patrulham a praia, organizam passeios pela costa entre frequentadores antigos e recém-chegados. A Praia de Bondi, é conhecida por eventos esportivos e de lazer.
Comunidade local
A Campbell Parade, ponto de onde a polícia recebeu o chamado, concentra a principal via à beira-mar, com um calçadão cercado por cafés, restaurantes, hotéis. Assim, a Praia de Bondi, no coração litorâneo de Sydney, segue como um espaço onde o cuidado com o outro se traduz em prática cotidiana.
Todos os anos, o local recebe campeonatos de surfe e é visto como um dos principais símbolos da vida à beira-mar em Sydney. Bondi integra o conjunto de praias de New South Wales, que somam mais de 1.600 quilômetros de litoral.
Assim, transformar a Praia de Bondi em um lugar de diálogo e apoio representa uma forma concreta de olhar adiante, valorizando laços humanos que se fortalecem diante da adversidade e alcançam bem além da costa australiana.
