Categoria Saúde

Exercícios físicos beneficiam idosos com câncer

Estudo brasileiro revela que exercícios físicos melhoram a qualidade de vida de idosos com câncer, reduzindo dor, náusea e ansiedade.

Um estudo brasileiro revelou que exercícios físicos regulares trazem benefícios para idosos em tratamento de câncer em estágio avançado. A equipe apresentou os resultados no Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), encerrado na terça-feira (6), nos Estados Unidos. Assim, a pesquisa, que incluiu 41 pacientes com idade média de 70 anos, mostrou melhorias na qualidade de vida desses pacientes.

Os pacientes, diagnosticados com câncer de mama, genitourinário e de pulmão, seguiram um programa de atividades físicas durante 12 semanas. O programa consistia em exercícios de resistência e aeróbicos, realizados de 3 a 5 horas semanais, distribuídas em 4 a 6 dias por semana.

Após o período de exercícios, os pacientes apresentaram uma diminuição nos níveis de depressão e ansiedade, além de melhorias no estado físico, como a redução de dores, fadiga e náusea. Então, os exercícios também ajudaram a mitigar os efeitos adversos do tratamento do câncer.