Categoria Saúde

Coração artificial de titânio implantado com sucesso pela primeira vez em paciente

Pela primeira vez, um coração artificial de titânio foi implantado com sucesso em um paciente com insuficiência cardíaca terminal.

O tratamento da insuficiência cardíaca terminal alcançou um marco significativo. Pela primeira vez, um paciente humano recebeu um coração artificial de titânio. Esta cirurgia inovadora faz parte do Estudo de Viabilidade Inicial (EFS), conduzido sob a supervisão da Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora dos Estados Unidos. 

O dispositivo, denominado Coração Artificial Total (TAH, na sigla em inglês), é uma bomba de sangue rotativa biventricular feita de titânio. Este dispositivo é equipado com uma única parte móvel que desempenha a função de bombear sangue e substituir os dois ventrículos do coração afetado.

A insuficiência cardíaca é uma condição em que o coração não consegue suprir adequadamente as necessidades do corpo.  A condição leva a redução do fluxo sanguíneo e ao refluxo de sangue para as veias e pulmões. Uma variedade de fatores podem causar a condição, incluindo doenças cardíacas, hipertensão, insuficiência renal, distúrbios da tireoide, anemia e certos medicamentos. Os sintomas comuns incluem falta de ar e fadiga.