Categoria Inovação

Equipes brasileiras brilham em olimpíada de astronomia com nove ouros

O Brasil conquistou nove ouros e uma prata na olimpíada de astronomia (OLAA 2025), realizada no Rio de Janeiro. Jovens se destacaram em provas teóricas, observacionais e de foguetes.

O Brasil conquistou um feito impressionante na olimpíada de astronomia: de dez medalhas possíveis, nove foram de ouro e uma de prata. A competição, que reuniu 14 países entre 1º e 7 de setembro de 2025, aconteceu no Rio de Janeiro e em Barra do Piraí (RJ). Segundo a Agência Brasil, o desempenho confirma a força da educação científica nacional.

Além das provas, os participantes também visitaram o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG). Essa imersão prática reforçou a integração entre aprendizado acadêmico e experiências no campo da pesquisa.

Fortalecimento da cooperação internacional

A OLAA nasceu em 2009 para estimular vocações em astronomia e astronáutica, e em 2025 chegou à 17ª edição. Como país-sede, o Brasil participou com duas equipes formadas por estudantes selecionados entre os 50 melhores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2024.