Categoria Inovação

Como uso da inteligência artificial nas empresas pode impulsionar pequenos negócios?

O uso de inteligência artificial cresceu entre pequenos negócios em 2025, ampliando eficiência, reduzindo custos e fortalecendo a inovação, segundo pesquisas da Microsoft, ABDI e Sebrae.

Participe do nosso canal no WhatsApp

O uso de inteligência artificial nas empresas ampliou o acesso de micro e pequenos negócios a soluções que simplificam tarefas, fortalecem decisões e aproximam clientes. Como o estudo da Microsoft e Edelman indica aumento superior a 30% no uso de IA no ano de 2025, a tecnologia se tornou parte do dia a dia de empreendedores que antes viam inovação como algo distante. Por isso, o cenário cria um ambiente mais aberto para crescimento e adaptação.

Ainda no início da transformação, dados do Mapa de Maturidade Digital mostram que metade das pequenas empresas já usa mídias digitais para vendas, enquanto 94% considera a internet essencial para continuar operando. Além disso, esse avanço revela como o termo IA nas empresas passou a significar autonomia.

Apoio

“A diferença entre sucesso e estagnação está na capacidade de adaptação e na integração estratégica dessas ferramentas ao modelo de negócio”, destaca Kenneth Corrêa, professor da FGV.

As aplicações vão de atendimento automatizado a análise instantânea de relatórios.

Tecnologia aplicada ao dia a dia das MPEs

Com ferramentas intuitivas, o uso da inteligência artificial nas empresas se torna mais simples. Nesse contexto, plataformas generativas criam conteúdos, interpretam dados e ajudam na construção de identidade visual, enquanto recursos de atendimento automatizado registram dúvidas e agilizam respostas. Além disso, soluções como Perplexity, Excel Copilot e NotebookLM oferecem inteligência de mercado e organização interna sem exigir conhecimento técnico. Assim, esses recursos liberam tempo e reduzem custos.

Mesmo com avanços consistentes, 66% das  Micro e Pequenas Empresas (MPEs) ainda se encontram na fase inicial da jornada digital. Embora existam barreiras financeiras e de capacitação, apenas 20% dos empreendedores enxergam a IA nas empresas como desafio, tendência que deve diminuir. Nesse sentido, para Corrêa, começar pequeno e resolver problemas reais cria confiança, favorece aprendizados e prepara o terreno para a inovação contínua. Dessa forma, a tecnologia se aproxima da rotina.

Horizonte digital e novas oportunidades para inteligência artificial nas empresas

A inteligência artificial nas empresas seguirá moldando o ambiente competitivo. Além das mudanças atuais, estimativas da HubSpot apontam que 98% das companhias pretendem adotar IA até o fim de 2025, enquanto projeções da Gartner indicam forte expansão entre grandes corporações. Assim, o horizonte digital se abre a novas abordagens, como IA explicável, edge AI e conectividade aprimorada. Ao integrar essas soluções com propósito, empreendedores ampliam oportunidades e fortalecem relações futuras com seus clientes.