Abrir mão do café por causa do calor? Nem pensar. O café gelado prova, sobretudo, que é possível manter sabor, aroma e prazer mesmo nos dias mais quentes. Além disso, a bebida evoluiu e passou a dialogar com bem-estar, criatividade e novas rotinas, sem perder sua essência.
O café gelado, antes de tudo, pede atenção ao preparo para preservar o sabor. Conforme especialistas e tendências recentes, usar café forte já frio evita diluição excessiva e mantém intensidade. Além disso, preparar gelo de café é um truque eficiente, pois conserva aroma e corpo. Assim, a bebida fica refrescante, porém encorpada.
Além disso, o método cold brew, feito por infusão a frio, se destaca. O café preparado assim apresenta menor acidez digestiva, sendo mais gentil para estômagos sensíveis. Portanto, essa técnica se tornou referência quando o objetivo é equilíbrio entre prazer e conforto.
Receita de café gelado: 3 versões de como fazer
O café gelado ganha novas camadas de sabor quando combinado com ingredientes simples. A seguir, cada receita respeita o protagonismo do café e adiciona frescor.
- Café tônico cítrico
O café aparece aqui de forma leve e sofisticada. Encha o copo com gelo, coloque 120 ml de água tônica gelada e complete devagar com 60 ml de café forte frio. Finalize com casca de laranja ou limão.
2. Café cremoso de coco
Nesta receita, bata 80 ml de café forte frio, 150 ml de leite de coco gelado, uma xícara de gelo de café e uma pitada de canela ou baunilha por 30 segundos. O resultado é cremoso e aromático.
3. Cappuccino gelado com especiarias
Bata 80 ml de café forte frio, 150 ml de leite, gelo de café, cacau 100%, canela, noz-moscada e gengibre em pó. Finalize com canela por cima.
Benefícios do café para saúde e bem-estar
O café gelado, especialmente no cold brew, vai além do frescor. Estudos citados em 2026 indicam energia mais estável, menor acidez e manutenção de antioxidantes como os ácidos clorogênicos. Além disso, a cafeína pode auxiliar no metabolismo e no gerenciamento de peso.
No meio desse debate, o Dr. Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia na Harvard T.H. Chan School of Public Health, afirma: “O café cold brew pode até ser mais saudável que o café regular. Por ser menos ácido, muitas pessoas o acham mais saboroso e sentem menos necessidade de mascarar o sabor com açúcar.”
