Categoria Educação

Mãe solo de 61 anos é aprovada em Ciências Biológicas na UnB

Dona Valdina, ex-doméstica de 61 anos, passa em 1º para Ciências Biológicas na UnB, mostrando que idade não é barreira para o sucesso.

A história de dona Valdina Ferreira de Paiva é um exemplo de superação. Aos 61 anos, a ex-doméstica e mãe solo passou em primeiro lugar no curso de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), em um processo seletivo exclusivo para candidatos com mais de 60 anos. Ela deu início a essa trajetória desafiadora ainda criança, quando teve que abandonar a escola para ajudar a sustentar a família, e hoje celebra sua entrada na universidade.

Um sonho de infância realizado

Desde jovem, dona Valdina sonhava em conquistar um diploma, mas a realidade financeira a obrigou a focar nas necessidades da família. Aos 11 anos, começou a trabalhar como doméstica, e o sonho de cursar Ciências Biológicas parecia distante. Mesmo com muitas barreiras, ela concluiu o ensino médio através da Educação para Jovens e Adultos (EJA), e, com o apoio das três filhas, decidiu enfrentar o vestibular. “Minhas filhas já têm formação, agora é minha vez”, conta emocionada.