A prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) será aplicada em no próximo domingo (07/12) e marca uma etapa decisiva para quem avançou no concurso. Além disso, o desempenho nessa fase integra a Nota Final Ponderada e pode melhorar a posição de quem teve resultado apenas moderado na objetiva, ampliando possibilidades de classificação, conforme estabelece o edital.
Durante a tarde, todos os blocos temáticos participam da avaliação textual do Concurso Público Nacional Unificado. No nível superior, os candidatos responderão duas questões de até 30 linhas, cada uma valendo 22,5 pontos. Já no nível intermediário, a redação dissertativo-argumentativa terá 30 pontos. Nesse contexto, como essa estrutura exige precisão conceitual e clareza, revisar conteúdos previstos para o CNU 2025 se torna um passo importante para organizar ideias.
A etapa discursiva, avalia dois pilares. No nível superior, metade da pontuação envolve domínio técnico do conteúdo, e a outra metade examina coesão, coerência e ortografia. Por outro lado, no nível intermediário, toda a nota se concentra na argumentação.
A professora Letícia Bastos, do Gran Concursos, orienta: “verifique os eixos temáticos do seu bloco para direcionar o estudo de forma eficaz”.
Desse modo, essa recomendação facilita o foco e aproxima o candidato dos temas mais prováveis do CNU 2025.
CNU 2025 e a rotina de preparação
Simular a escrita com limite de 30 linhas ajuda no controle do tempo.
Além disso, Letícia reforça: “cronometre leitura, escrita e revisão para transformar tensão em rotina produtiva”. Essa prática aperfeiçoa ritmo e organização textual.
Enquanto isso, escrever à mão deixa o treino mais fiel ao ambiente de prova do CNU 2025.
No domingo, os portões fecham às 12h30 e a prova começa às 13h. Para cargos de nível superior, a aplicação segue até 16h; no nível intermediário, até 15h. Portanto, a permanência mínima na sala é de uma hora. A folha definitiva deve estar limpa e sem marcas. Consequentemente, textos fora do espaço delimitado recebem nota zero, conforme previsto no edital do CNU 2025.
A prova discursiva do CNU, reforça a importância da clareza e do domínio conceitual. Além disso, esse tipo de avaliação cresce nos concursos e estimula comunicação mais madura. No longo prazo, a escrita se torna uma aliada para ampliar oportunidades e fortalecer caminhos profissionais.
