A Paradinha para motoristas e motociclistas de app será inaugurada na segunda-feira, 12 de janeiro, no Viaduto Dep. Federal Jackson Pereira, no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Engenheiro Santana Júnior, no bairro Papicu. O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, fará a entrega do equipamento, que cumpre compromisso assumido ainda durante a campanha eleitoral e agora entra em fase de execução.
O novo ponto de apoio atende à rotina dos profissionais de plataformas digitais. No local, a Prefeitura vai oferecer água, banheiros, tomadas, calibragem de pneus e área de descanso. Além disso, a ação integra outras medidas, como a redução do IPVA para motos até 160 cilindradas, a ampliação das faixas azuis e a regulamentação dos motociclistas de aplicativo.
Paradinha para motoristas e motociclistas de app e o reconhecimento institucional
Segundo a Prefeitura, o transporte por aplicativo já se consolidou entre os principais modais usados pelos fortalezenses. Por isso, a gestão municipal incluiu esses profissionais nas políticas de mobilidade urbana. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) aponta jornadas entre 10 e 12 horas, o que reforça a necessidade de espaços para pausa e descanso.
Além de atender à categoria, a instalação da Paradinha para motoristas e motociclistas de aplicativo no Viaduto Dep. Jackson Pereira também reorganiza o uso do espaço urbano. A área funcionava como estacionamento irregular e abrigava pessoas em situação de rua.
Impacto das Paradinhas na mobilidade urbana
A gestão municipal prevê a implantação de mais seis Paradinhas para motoristas e motociclistas até 2026. Com isso, a iniciativa tende a se consolidar como política permanente de apoio. No Viaduto Dep. Jackson Pereira, o projeto antecipa uma nova etapa da mobilidade urbana em Fortaleza, ao integrar infraestrutura pública, organização do espaço e melhores condições para quem trabalha diariamente nas ruas da cidade.
Jackson Pereira foi empresário, banqueiro e exerceu dois mandatos de deputado federal pelo Ceará.
