Categoria Cotidiano

Rebeca Andrade será porta-bandeira olímpica em desfile dos Jogos de Inverno

Rebeca Andrade foi convidada pelo COI para conduzir a Bandeira Olímpica na abertura dos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026, em um gesto que reconhece sua trajetória esportiva e atuação social além das competições.

Participe do nosso canal no WhatsApp
Getting your Trinity Audio player ready...

O esporte brasileiro estará presente em um dos rituais mais simbólicos do calendário olímpico. Nesse contexto, Rebeca Andrade recebeu convite do Comitê Olímpico Internacional (COI) para conduzir a Bandeira Olímpica no Desfile de Abertura dos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026. Dessa forma, a ginasta brasileira amplia sua presença em um evento que reúne atletas e referências globais do esporte.

Rebeca Andrade na cerimônia olímpica de Milão-Cortina

A cerimônia acontece no dia 6 de fevereiro, no Estádio San Siro, em Milão. Além disso, o evento começa às 16h, no horário de Brasília. Nesse cenário, Rebeca Andrade integra um grupo de oito personalidades escolhidas pelo COI e pela Fondazione Milano Cortina 2026 para conduzir a bandeira na abertura oficial dos Jogos. Segundo o comitê, a seleção considera valores ligados ao esporte, como inclusão, engajamento social e responsabilidade global.

Apoio

Além disso, em declaração divulgada pela organização, Rebeca Andrade afirmou que o convite representa honra e orgulho. Ao mesmo tempo, a atleta destacou o significado de representar o Brasil em um ambiente olímpico diferente daquele ao qual está acostumada. Afinal, será a primeira vez que a campeã olímpica acompanha de perto uma edição dos Jogos de Inverno.

Trajetória olímpica que ultrapassa resultados

Aos 26 anos, Rebeca Andrade soma três participações olímpicas: Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Ao longo desse percurso, a atleta olímpica conquistou seis medalhas. Entre elas, estão os ouros no salto, no Japão, e no solo, na edição realizada na França. Por isso, os resultados ajudam a explicar o reconhecimento internacional que Rebeca Andrade recebe fora do contexto competitivo.

Além das conquistas esportivas, Rebeca Andrade atua em iniciativas ligadas aos direitos das mulheres, à sustentabilidade e à educação. Nesse campo, a ginasta brasileira exerceu o papel de embaixadora do programa One Win Leads to Another Brazil. A iniciativa, por sua vez, resulta de uma parceria entre o COI e a ONU Mulheres e utiliza o esporte como ferramenta de desenvolvimento social.

Brasil nos Jogos de Inverno

Enquanto isso, a presença de Rebeca Andrade na abertura coincide com outro dado relevante para o país. Nesse sentido, o Brasil terá sua maior delegação da história em Jogos de Inverno. Ao todo, 14 atletas e um reserva representarão o país. Esse número, por sua vez, é 40% superior ao registrado em Pequim 2022. Por fim, os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 seguem até 22 de fevereiro. A cerimônia de abertura, por sua vez, ocorrerá de forma dividida entre Milão e Cortina, o que reforça o caráter simbólico do evento.