Categoria Sustentabilidade

Natura, Boticário e Google se destacam entre empresas no ranking ESG

Pesquisa da Ipsos mostra Natura, Boticário e Google no topo das empresas no ranking ESG. Para 75% dos brasileiros, sustentabilidade deve ser paga pelas marcas, sem repasse ao consumidor. Ações como o café imersivo da Natura reforçam propósito e prática.

A pressão por práticas responsáveis cresce no Brasil e ganha novas formas de expressão. Uma pesquisa da Ipsos revelou que Natura, Grupo Boticário e Google estão entre as empresas no ranking ESG mais bem avaliadas no país. Esses resultados refletem escolhas corporativas alinhadas às expectativas sociais. Além disso, o levantamento mostrou que três em cada quatro brasileiros acreditam que cabe às companhias arcar com os custos da sustentabilidade, sem repassar despesas ao consumidor.

A força da reputação sustentável

O levantamento de empresas no ranking ESG de Reputação 360º, realizado em julho, avaliou a percepção do público sobre desempenho em práticas ambientais, sociais e de governança. A Natura alcançou 742 pontos, enquanto o Grupo Boticário somou 714 e o Google registrou 696. Assim, os números indicam que a valorização do impacto socioambiental já faz parte do julgamento que consumidores realizam sobre as marcas. Contudo, 62% dos entrevistados ainda enxergam o ESG como estratégia de imagem, revelando um desafio contínuo de credibilidade para as companhias.

O estudo também destacou que 75% dos brasileiros acreditam que empresas devem assumir os custos da sustentabilidade. Nesse contexto, 54% apontaram o preço elevado como principal barreira para escolher produtos sustentáveis. Portanto, fica evidente a tensão entre desejo e prática: consumidores querem responsabilidade, mas não estão dispostos a pagar mais caro. Desse modo, as empresas no ranking ESG se tornam exemplos de como é necessário incorporar práticas responsáveis sem aumentar o peso no bolso do cliente.