Categoria Cultura

Festival do Rio 2025 reúne 300 filmes e estreia de Fernanda Abreu

O Festival do Rio 2025 começou nesta quinta-feira (2/10), reunindo 300 filmes nacionais e internacionais. O evento exibe produções inéditas e estreia o documentário de Fernanda Abreu, celebrando um ano histórico para o cinema brasileiro.

O Festival do Rio 2025 começou nesta quinta-feira (2/10), no Rio de Janeiro, e promete transformar a cidade em palco para o cinema mundial. A programação inclui 300 filmes, entre curtas e longas-metragens, exibidos em mais de 20 salas da capital. Além disso, a edição chega em um momento histórico para o cinema brasileiro, já que o país conquistou vitórias expressivas em premiações como Globo de Ouro, Oscar e Cannes.

Produções brasileiras em evidência

De acordo com a Agência Brasil, o destaque nacional do Festival do Rio 2025 vem com 120 títulos inéditos brasileiros, que se somam às produções estrangeiras nas mostras Panorama Mundial, Expectativa, Itinerários Únicos e Midnight Movies. Assim, o público terá contato com 180 filmes internacionais, muitos premiados em festivais de prestígio. Além disso, o evento conta com o Rio Market, considerado um dos principais mercados de cinema da América Latina, o que fortalece o setor audiovisual e atrai profissionais de diferentes países.

Entre as estreias mais aguardadas, a cantora Fernanda Abreu apresenta o documentário Da Lata 30 anos, dirigido por Paulo Severo. A obra resgata registros raros das gravações do álbum de 1995, incluindo bastidores com Walter Carvalho e depoimentos de nomes como Herbert Vianna, Lenine, Pedro Luís, Débora Colker e Charles Gavin. Além do filme, Fernanda lança um vinil comemorativo e um livro de arte, reunindo fotos, textos inéditos e objetos de época. Para a artista, “nosso cinema é um sobrevivente, já passou por altos e baixos, mas hoje tem diretores incríveis e muitos roteiros potentes”.