O Cimento Apodi realizou, nos dias 13 e 14 de agosto, o “II Congresso de Sustentabilidade e ESG – Conectando Pessoas. Transformando o Futuro”, em Fortaleza e Russas (CE). O evento reuniu especialistas, lideranças institucionais, acadêmicos e colaboradores. Assim, a programação fortaleceu a discussão sobre transparência, confiança e responsabilidade social na indústria.
A palestra de abertura foi conduzida por Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa e conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará (TCE). Durante sua fala, ele destacou o papel essencial das empresas no desenvolvimento sustentável e na governança responsável.
Transparência e confiança no centro das discussões
Durante o congresso, o CEO da Cimento Apodi, Sergio Mauricio, reforçou que a sociedade espera das empresas mais do que resultados financeiros. Segundo ele, é necessário manter ética, integridade e compromisso com o bem comum. Dessa forma, o evento proporcionou debates sobre como o setor produtivo pode adotar posturas mais transparentes, colaborativas e socialmente responsáveis.
Ademais, além das palestras, nove minicursos capacitaram colaboradores da Cimento Apodi para aplicar conceitos ESG no cotidiano industrial. Entre os temas, estavam descarbonização, economia circular, inovação tecnológica, inteligência artificial na produção de cimento, negócios de impacto social e governança corporativa. Portanto, a iniciativa reforçou o compromisso da empresa com a qualificação e a sustentabilidade.
Cimento Apodi e a integração entre inovação e responsabilidade socioambiental
Entre os destaques, Mônica Abreu, doutora em Administração de Empresas e coordenadora do LECOS/UFC, apresentou a palestra “Do linear ao circular: rotas tecnológicas para a descarbonização”. Já Haroldo Rodrigues, CEO da Recybacks, falou sobre “Negócios de impacto na promoção do desenvolvimento sustentável”.
Para a coordenadora de Sustentabilidade e ESG da Cimento Apodi, Cybelle Borges, ESG vai além do meio ambiente. Segundo ela, envolve também gestão ética, transparente e voltada ao desenvolvimento de pessoas e comunidades. “O congresso reafirmou nosso compromisso com a inovação, a responsabilidade socioambiental e a governança no setor industrial”, afirmou.
Sobre a Cimento Apodi
Fundada em 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture formada pela empresa grega com mais de 110 anos de experiência em cimento e materiais de construção. Com presença estratégica no Norte e Nordeste, possui parque industrial de 3.000 ha em Quixeré e moagem no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Assim, mantém capacidade de produção superior a dois milhões de toneladas anuais.
A companhia conta com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove centros de distribuição. Dessa forma, atende à construção civil com alta qualidade, eficiência e responsabilidade socioambiental. Mais informações em cimentoapodi.com.br.