As imagens de Marte pela NASA registradas pelo rover Perseverance em 26/05, revelam um dos panoramas mais nítidos de sua missão até agora. Nesse contexto, a imagem exibe uma rocha sobre uma ondulação de areia, a divisão entre duas unidades geológicas e, ao fundo, colinas.
Por meio do aprimoramento de cores do instrumento, a região de Falbreen aparece com um céu azul claro, semelhante ao da Terra. Entretanto, trata-se de uma ilusão óptica. Na realidade, a atmosfera marciana apresenta tonalidade avermelhada, visível na versão em cores reais da foto.
Detalhes geológicos revelados
As imagens de Marte, divulgadas pela NASA e registradas pelo rover Perseverance em 26/05, revelam um dos panoramas mais nítidos de sua missão até agora. Nesse contexto, o mosaico, composto por 96 fotos, exibe uma rocha sobre uma ondulação de areia, a divisão entre duas unidades geológicas e, ao fundo, colinas.
Além disso, por meio do aprimoramento de cores do instrumento, a região de Falbreen aparece com um céu azul claro, semelhante ao da Terra. No entanto, trata-se de uma ilusão óptica. Isso porque, na realidade, a atmosfera marciana apresenta tonalidade avermelhada, visível na versão em cores reais da foto.
Dessa forma, “o céu relativamente livre de poeira proporciona uma visão clara do terreno ao redor”, afirmou Jim Bell, líder do projeto.
Além disso, o vídeo 360° da missão Mars Pathfinder permite explorar o local de pouso e observar o rover Sojourner junto aos principais alvos científicos. Assista:
Sinais da exploração do Perseverance nas imagens de Marte
Na borda direita do mosaico, os rastros do Perseverance indicam o caminho percorrido até o local, desviando a cerca de 90 metros em direção a um ponto de estudo chamado Kenmore.
A imagem também revela a transição entre rochas claras e escuras — a fronteira entre duas unidades geológicas. As mais próximas, claras e ricas em olivina, contrastam com as mais distantes, escuras e possivelmente argilosas, consideradas muito mais antigas.
Sean Duffy, administrador interino da Nasa, destacou que cenas como essa reforçam o avanço da exploração espacial:
“Vistas deslumbrantes como a de Falbreen são apenas um vislumbre do que veremos com nossos próprios olhos nas futuras missões à Lua e a Marte”.