Categoria Sustentabilidade

Hortas verticais transformam escolas do DF em espaços de educação ambiental e alimentação saudável

Projeto Oikos instala hortas verticais em oito escolas públicas do DF, promovendo alimentação saudável, cidadania ambiental e o cultivo de saberes ligados ao Cerrado.

Atualmente, escolas públicas do Distrito Federal, em regiões como São Sebastião, Jardim Botânico e Lago Sul, estão vivenciando uma revolução verde. Por meio do Projeto Ação Oikos, desenvolvido pelo Instituto Brasília Ambiental em parceria com o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), oito instituições passaram a contar com hortas escolares verticais, construídas com base em práticas agroecológicas e sem o uso de agrotóxicos.

As estruturas, montadas com madeira reaproveitada e solo enriquecido, permitem o cultivo de hortaliças como alface, couve, cebolinha e tomate, além de ervas medicinais como hortelã, manjericão e erva-cidreira. Tudo é feito com apoio técnico do Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) e tem como finalidade estimular a educação ambiental, além de melhorar a alimentação escolar com produtos naturais.

Hortas verticais em escolas do DF geram aprendizado e engajamento

Conforme explicou Luiz Felipe, chefe da Unidade de Educação Ambiental do Instituto Brasília Ambiental, cada escola recebe suporte técnico por 12 meses, além de insumos, cartilhas e mudas de reposição. “Queremos garantir que o cultivo escolar sustentável se mantenha ativo e educativo ao longo do tempo”, pontua o coordenador.

Aliás, o envolvimento dos alunos é fundamental. Desde o preparo do solo até a colheita, as crianças participam de todas as etapas, aprendendo sobre biomas, ciclos naturais e nutrição. Sem dúvida, o contato direto com a terra desenvolve senso de responsabilidade, cuidado e pertencimento.

Alimentação escolar mais saudável e consciente

Além do aprendizado, os alimentos cultivados também são incorporados à merenda escolar saudável, reduzindo o consumo de industrializados e promovendo uma dieta rica em nutrientes. Durante a entrega de uma das hortas, a vice-governadora do DF, Celina Leão, destacou:

“Ao ensinar as crianças a cuidar da terra, o projeto semeia cidadania, respeito à natureza e hábitos mais saudáveis desde a infância.”

A seguir, confira o vídeo institucional sobre o Projeto Ação Oikos:

Enquanto isso, o presidente do Brasília Ambiental destacou que a continuidade da parceria com o MCJB “tem gerado resultados concretos para a proteção do Cerrado e a educação ambiental no Distrito Federal”.

Comunidades também recebem benefícios do projeto

Surpreendentemente, o impacto do projeto vai além dos muros escolares. Pois, a Ação Oikos também incentiva o cultivo doméstico, distribuindo mudas às famílias das comunidades atendidas. A ideia é despertar a consciência ecológica nos lares, promovendo autonomia alimentar, fortalecimento de vínculos familiares e o uso de plantas medicinais no dia a dia.

As instituições atendidas nesta etapa foram:

  • Escola Classe Agrovila Vilanova (São Sebastião)
  • Escola Classe 104 (São Sebastião)
  • Escola Classe Cerâmica da Benção
  • Escola Classe do Morro da Cruz
  • CEI Parque dos Ipês
  • CEI 05 do Jardim Botânico
  • CED Jardins Mangueiral
  • Creche Pequeno Polegar (Lago Sul)

Ação Oikos: cidadania ecológica e valorização do Cerrado

Lançado em fevereiro de 2025, o Projeto Oikos tem como objetivo promover a recuperação do Cerrado, por meio de ações de educação ambiental com hortas verticais, oficinas, palestras e cursos. De fato, a proposta integra comunidades, estudantes e poder público em torno de uma causa urgente: a regeneração ambiental e a transformação social.

Ademais, para saber sobre as oficinas, o cronograma de entrega de mudas e outras ações, acesse o site oficial do projeto.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Acesse nossa página Política de Privacidade para saber mais.