O projeto Donas do Bar reforça o empreendedorismo feminino e a segurança das mulheres em ambientes noturnos, que ainda são, em muitos casos, tradicionalmente dominados por homens. Além de dar visibilidade às profissionais que atuam no setor, a iniciativa propõe uma mudança cultural importante ao incentivar espaços mais acolhedores, inclusivos e livres de violência.
Dessa forma, Donas do Bar não apenas celebra histórias de liderança feminina, mas também levanta reflexões sobre o direito das mulheres à diversão, ao trabalho digno e à ocupação plena desses ambientes.
Iniciativa destaca mulheres que comandam bares pelo Brasil
A marca Jack Daniel’s lançou o projeto Donas do Bar com o objetivo de valorizar mulheres que lideram bares e estabelecimentos noturnos. Além de estimular o empreendedorismo, a ação busca promover espaços mais seguros e acolhedores para mulheres que desejam sair sozinhas ou trabalhar na noite.
Durante a 9ª edição do Universa Talks, realizada em São Paulo, a jornalista Cris Fibe destacou os desafios enfrentados por mulheres nesse setor. “Esses são ambientes que ainda têm funções erroneamente associadas ao masculino”, afirmou. A fala reforça a importância de iniciativas como essa, que abrem espaço para discussões sobre gênero e equidade no mercado de trabalho.
Guia Donas do Bar chega à capital nacional dos bares
Pensando em ampliar esse movimento, a Jack Daniel’s lançou o Guia Donas do Bar, que apresenta bares liderados por mulheres em diferentes cidades. A primeira edição ocorreu em São Paulo e, agora, o guia chega a Belo Horizonte, cidade conhecida como a capital nacional dos bares.
“O guia mostra estabelecimentos gerenciados por mulheres, contando suas histórias e convidando outras mulheres a vivenciar experiências seguras, sem julgamentos”, explica Cris Fibe. Além disso, o material oferece uma curadoria de locais com ambientes acolhedores, comidas especiais e drinks autorais, como o Maracujack e o Whiskey Sal.
Donas do Bar inspira transformação e pertencimento
O projeto Donas do Bar representa mais do que uma ação de visibilidade: ele impulsiona a transformação cultural em torno da vida noturna e da presença feminina. Ao valorizar a liderança das mulheres, a iniciativa cria redes de apoio, representatividade e pertencimento.
Dessa forma, o projeto se torna um exemplo de como marcas podem contribuir ativamente para um futuro mais inclusivo, onde diversão e segurança caminham juntas — principalmente para quem por tanto tempo foi excluída desses espaços.