Categoria Empreendedorismo

Donas do Bar promove segurança e protagonismo feminino

O projeto Donas do Bar, da Jack Daniel’s, promove o empreendedorismo feminino e a segurança das mulheres em bares liderados por elas. A iniciativa ganhou destaque no Universa Talks e lançou o Guia Donas do Bar, que apresenta estabelecimentos gerenciados por mulheres em cidades como São Paulo e Belo Horizonte. A ação busca criar espaços acolhedores e incentivar a presença feminina na vida noturna de forma segura e sem julgamentos

O projeto Donas do Bar reforça o empreendedorismo feminino e a segurança das mulheres em ambientes noturnos, que ainda são, em muitos casos, tradicionalmente dominados por homens. Além de dar visibilidade às profissionais que atuam no setor, a iniciativa propõe uma mudança cultural importante ao incentivar espaços mais acolhedores, inclusivos e livres de violência.

Dessa forma, Donas do Bar não apenas celebra histórias de liderança feminina, mas também levanta reflexões sobre o direito das mulheres à diversão, ao trabalho digno e à ocupação plena desses ambientes.

YouTube video

Iniciativa destaca mulheres que comandam bares pelo Brasil

A marca Jack Daniel’s lançou o projeto Donas do Bar com o objetivo de valorizar mulheres que lideram bares e estabelecimentos noturnos. Além de estimular o empreendedorismo, a ação busca promover espaços mais seguros e acolhedores para mulheres que desejam sair sozinhas ou trabalhar na noite.

Durante a 9ª edição do Universa Talks, realizada em São Paulo, a jornalista Cris Fibe destacou os desafios enfrentados por mulheres nesse setor. “Esses são ambientes que ainda têm funções erroneamente associadas ao masculino”, afirmou. A fala reforça a importância de iniciativas como essa, que abrem espaço para discussões sobre gênero e equidade no mercado de trabalho.

Guia Donas do Bar chega à capital nacional dos bares

Pensando em ampliar esse movimento, a Jack Daniel’s lançou o Guia Donas do Bar, que apresenta bares liderados por mulheres em diferentes cidades. A primeira edição ocorreu em São Paulo e, agora, o guia chega a Belo Horizonte, cidade conhecida como a capital nacional dos bares.

“O guia mostra estabelecimentos gerenciados por mulheres, contando suas histórias e convidando outras mulheres a vivenciar experiências seguras, sem julgamentos”, explica Cris Fibe. Além disso, o material oferece uma curadoria de locais com ambientes acolhedores, comidas especiais e drinks autorais, como o Maracujack e o Whiskey Sal.

Donas do Bar inspira transformação e pertencimento

O projeto Donas do Bar representa mais do que uma ação de visibilidade: ele impulsiona a transformação cultural em torno da vida noturna e da presença feminina. Ao valorizar a liderança das mulheres, a iniciativa cria redes de apoio, representatividade e pertencimento.

Dessa forma, o projeto se torna um exemplo de como marcas podem contribuir ativamente para um futuro mais inclusivo, onde diversão e segurança caminham juntas — principalmente para quem por tanto tempo foi excluída desses espaços.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Acesse nossa página Política de Privacidade para saber mais.