A prova do Enem para deficientes visuais continuará com protocolo de acessibilidade em 2025, segundo o Inep. Os candidatos cegos ou com baixa visão poderão solicitar recursos específicos, como prova em Braille no Enem, prova ampliada e cartão-resposta ampliado com fonte tamanho 18.
Entre os itens disponíveis estão mobiliário adaptado, tempo adicional para a realização da prova, auxílio para leitura, guia-intérprete e sala individual. O candidato também poderá levar seu cão-guia no Enem. Esses são alguns exemplos do atendimento especializado no Enem, que garante equidade no processo.
Inclusão e direitos na prova do Enem para deficientes visuais
Para acessar os recursos, o estudante deve indicar sua condição na inscrição. O Enem 2025 com acessibilidade mantém o compromisso com a inclusão no Enem. Estudantes podem usar materiais próprios, como caneta de ponta grossa, máquina Braille e luminária.
Além disso, candidatos com deficiência podem solicitar isenção de taxa no Enem entre os dias 14 de abril e 12 de maio. A isenção de taxa do Enem para deficientes é válida para quem está em situação de vulnerabilidade ou concluiu o ensino médio em escola pública.
A adoção de recursos para deficientes visuais no Enem mostra um avanço nos direitos dos candidatos com deficiência no Enem. Essas medidas fortalecem a democratização do acesso ao ensino superior.