O projeto de lei com ênfase em inteligência artificial e sustentabilidade pode ser integrado ao currículo das escolas públicas do Ceará. A proposta, do deputado estadual Acrísio Sena, quer garantir que os alunos desenvolvam competências digitais com consciência socioambiental.
A iniciativa compreende o letramento como a habilidade de usar tecnologias de forma crítica, criativa, segura e ética. Isso inclui também o fortalecimento da cidadania digital, preparando os jovens para atuar com responsabilidade na sociedade conectada.
Projeto de lei promove inclusão digital e escola inovadora na prática
O projeto propõe a formação continuada de professores e melhorias em infraestrutura como caminhos para uma real inclusão digital. Também destaca a criação do selo “Escola Inovadora e Sustentável”, que premiará práticas de destaque em educação sustentável.
Ao estimular a transformação digital na educação, a proposta busca integrar o uso de tecnologia educacional ao ensino cotidiano. Essa abordagem ajuda escolas a se tornarem mais preparadas para lidar com os desafios atuais e futuros.
Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental nas escolas
A proposta dialoga com normas já existentes, como a Lei de Educação Ambiental e a Política de Inclusão Digital do estado. O foco é desenvolver um ensino voltado à responsabilidade socioambiental, unindo tecnologia e meio ambiente desde cedo.
O parlamentar acredita que a combinação de pensamento crítico na educação com ferramentas digitais é essencial para a formação dos alunos. Isso inclui a promoção da educação para o desenvolvimento sustentável e o incentivo ao uso consciente da tecnologia.
Com essa base, o Ceará pode dar um passo importante rumo a uma educação mais moderna, inclusiva e conectada aos desafios do mundo atual.