Categoria Sustentabilidade

Mutirão expõe redução do lixo e anima comunidade do Canal da Barra em Florianópolis

Um mutirão no Canal da Barra, em Florianópolis, retirou duas toneladas de lixo, mostrando redução significativa nos resíduos em relação aos anos anteriores. A ação reuniu voluntários, incluindo famílias com crianças, e reforçou a importância da participação comunitária na preservação ambiental.

O mutirão de limpeza no Canal da Barra, em Florianópolis, retirou duas toneladas de lixo das margens e do fundo das águas. A ação, realizada no último domingo (6), envolveu cerca de 100 voluntários e mostrou uma tendência positiva: o volume de lixo vem diminuindo ano após ano.

Em 2023 foram recolhidas dez toneladas de rejeitos. No ano passado, esse número caiu para três, e agora, apenas duas toneladas foram retiradas. O trajeto percorrido tem cerca de 4km e a atividade contou com apoio da Marinha e dos bombeiros.

Mutirão no Canal da Barra reúne comunidade e reduz impactos

Durante o mutirão, os voluntários encontraram pneus, cadeiras, latas, sacolas, restos de eletrodomésticos e até capacetes. Para o organizador Nerivaldo Neri Florindo, a ação mostra que a população não precisa esperar pelo poder público para agir. Ele reuniu amigos, líderes comunitários e moradores locais com o objetivo de manter o local limpo.

Além da redução no lixo, outra boa notícia foi o envolvimento de famílias com crianças pequenas, o que reforça o caráter educativo da ação.

Comunidade quer preservar o canal e aumentar a conscientização

Representantes da Associação de Pescadores do Retiro da Lagoa destacaram que essa união em torno do canal é antiga. A luta pelo desassoreamento da Lagoa da Conceição também segue como prioridade.

Para participantes como Rafaela Correa, a queda no volume de lixo é sinal de avanço. Já Ivan de Souza, morador da região, reforçou a importância da conscientização: “Se cair algo no canal, o ideal é retirar na hora”, disse.

A redução do lixo e o engajamento crescente da comunidade são sinais claros de que a preservação do Canal da Barra está no caminho certo.

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Acesse nossa página Política de Privacidade para saber mais.