A resistência masculina ao autocuidado é uma barreira significativa para muitos homens, especialmente no contexto da saúde. Esse comportamento é comum em situações como a incontinência urinária, problema frequente após a prostatectomia radical. Para ajudar a enfrentar essa dificuldade, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram o Iuprost, um aplicativo que incentiva o autocuidado e oferece suporte personalizado.
Conforme publicado pelo O Globo, o Iuprost combina recursos como exercícios para fortalecimento da musculatura pélvica masculina, orientações práticas e depoimentos motivadores de outros homens. Além disso, aborda de forma discreta questões como a disfunção erétil pós-prostatectomia, promovendo uma melhora na qualidade de vida após prostatectomia.
Iuprost como aliado na Resistência masculina ao autocuidado
A resistência masculina ao autocuidado também está ligada a fatores culturais e sociais, que dificultam a busca por tratamentos médicos. A incontinência urinária é uma consequência frequente do câncer de próstata, que é a segunda forma de câncer mais comum em homens. Em 2023, foram registradas cerca de 17 mil mortes pela doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
O Iuprost utiliza tecnologia para tornar o processo de reabilitação mais acessível e interativo. Com mais de 1,3 mil usuários ativos, o app já contabilizou 200 mil exercícios realizados. Ele inclui gamificação e inteligência artificial, que personalizam as orientações e ajudam a superar as barreiras culturais associadas ao autocuidado masculino.
Ferramentas que transformam vidas
A inovação do Iuprost vai além da tecnologia. Ao desmistificar a resistência masculina ao autocuidado, ele reforça a importância de práticas como os exercícios de Kegel para homens e o acompanhamento especializado. O aplicativo se alinha ao tema “Conectividade e Inclusão Digital” do 30º Prêmio Jovem Cientista, destacando seu papel na promoção da saúde masculina.