Aos 82 anos, funcionário do McDonald’s, Edward Eubanks, continua trabalhando, apesar de não ter direito à aposentadoria. Morador de Nevada, Estados Unidos, ele foi uma das figuras mais cativantes do restaurante onde atua desde 2009. Contudo, a situação dele expôs uma realidade difícil enfrentada por muitos trabalhadores nos EUA: a complexidade e os requisitos para acessar os benefícios de aposentadoria.
Como funciona a aposentadoria nos EUA?
Nos Estados Unidos, a aposentadoria não tem uma idade fixa obrigatória, mas está atrelada ao tempo de contribuição para a seguridade social. O sistema de benefícios do país, o Social Security, exige que os trabalhadores tenham um histórico de pagamentos suficientes, além de atingir uma idade mínima, que pode variar.
No caso de Eubanks, ele não atingiu todos os requisitos necessários para o recebimento desses benefícios. Isso representa um problema mais amplo no país, onde muitas pessoas, especialmente as de idade avançada, ainda dependem de empregos para garantir sua subsistência.
A solidariedade que fez a diferença para o funcionário do McDonald’s
A história de Eubanks não passou despercebida pelos clientes e vizinhos. Movidos pela solidariedade, um grupo de clientes do restaurante criou uma vaquinha virtual para ajudar o trabalhador a superar a falta de aposentadoria. Rapidamente, a arrecadação ultrapassou as expectativas, atingindo o valor equivalente a R$ 190 mil. Esse montante será utilizado para cobrir despesas médicas, incluindo o tratamento de uma lesão na coluna que Edward enfrenta, além de aliviar o estresse financeiro de continuar trabalhando em idade avançada.
Repercussão do caso
“Fiquei emocionado, é surpreendente. Estou muito grato, esse dinheiro será de grande ajuda”, afirmou Eubanks, emocionado.