Estudantes de escola pública do Ceará têm se destacado em 2024 com o Projeto Interação, desenvolvido por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim. A iniciativa, que vai além do letramento, propôs uma ação de solidariedade ao enviar cartas de apoio e boas energias para mulheres hospitalizadas.
Estudantes de escola pública do Ceará escrevem cartas para mulheres hospitalizadas
O projeto surgiu em março de 2024, quando a professora Rayane Fernandes propôs aos alunos que escrevessem mensagens de apoio para as mulheres internadas no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). Essa ação fez parte de uma atividade que promoveu o exercício de refletir sobre o impacto de suas palavras na vida de outras pessoas.
Inicialmente, 80 mulheres receberam as cartas, mas o projeto cresceu e, até agosto, mais de 500 estudantes participaram da ação.
A ação é, portanto, um exemplo de como a educação pode ir além da sala de aula, desenvolvendo, assim, habilidades sociais e emocionais.
O impacto da escrita na educação e na vida das pessoas
O Projeto Interação se destaca por promover valores como a equidade de gênero, tema central nas escolas públicas do Ceará este ano. As cartas abordam superação, enfrentamento de doenças e valorização das mulheres, visando sensibilizar tanto as pacientes quanto os estudantes.
O reconhecimento do êxito do projeto permitiu que os alunos apresentassem suas iniciativas na etapa estadual do Ceará Científico. Na etapa, o público aplaudiu o projeto pelo impacto positivo, que garantiu o segundo lugar e ampliou a visibilidade do trabalho dos estudantes.
O que está por trás do sucesso do Projeto Interação?
O projeto obteve sucesso devido ao seu caráter humano, à motivação dos alunos e ao envolvimento da comunidade escolar. De acordo com os estudantes, o Projeto Interação não se resume a uma atividade extracurricular, mas é uma vivência que marca trajetórias.
Pedro Lucas Carmo e Robson Diêgo Costa Gustavo, alunos envolvidos diretamente na coordenação do projeto, destacam o quanto a ação foi importante para sua formação pessoal e social. Além disso, o retorno emocional das mulheres hospitalizadas, como as cartas recebidas por pacientes oncológicas, foi uma das grandes surpresas que reforçou o poder transformador da escrita.