A segurança financeira das mulheres é um tema de grande relevância, especialmente diante das barreiras de gênero que ainda persistem na economia. De acordo com o seminário do Instituto das Mulheres para uma Aposentadoria Segura (WISER), a desigualdade de gênero impacta diretamente as finanças femininas. Nos Estados Unidos, por exemplo, 49% das mulheres entre 18 e 64 anos não têm acesso a planos de previdência privada oferecidos por empregadores.
Além disso, as mulheres são frequentemente as principais responsáveis por cuidar de familiares, o que reduz seu tempo no mercado de trabalho e limita sua capacidade de poupança. Esses fatores, somados à expectativa de vida maior, fazem com que a segurança financeira seja uma preocupação constante para elas.
10 dicas para aumentar a segurança financeira das mulheres
Crie um orçamento detalhado
Organizar as finanças é o primeiro passo para a segurança financeira. Faça um orçamento que inclua todas as receitas e despesas, considerando também o impacto da inflação. Defina objetivos financeiros, como montar uma reserva de emergência e planejar para a aposentadoria.
Busque empregos com planos de aposentadoria
Sempre que possível, opte por empregos que ofereçam planos de aposentadoria privados, pois isso ajuda a aumentar as economias a longo prazo. Esse benefício, comum nos EUA, pode alavancar a segurança financeira das mulheres.
Poupe consistentemente
Economizar, mesmo que seja uma pequena quantia, é fundamental. Comece a poupar logo no início do mês, antes de realizar outras despesas, garantindo que você sempre tenha uma reserva.
Evite empréstimos desnecessários
Evitar dívidas é essencial para a estabilidade financeira. Reduza retiradas da poupança e mantenha seus investimentos para situações realmente emergenciais.
- Confira o Top 10 das 50 melhores praias do mundo em 2024
- Estratégias para igualdade de gênero nas empresas
- 5 passos para alcançar suas metas financeiras
- Confira as regras para aposentadoria em 2024
- Governo lança plano de combate ao assédio no setor público
Proteja-se contra fraudes
Esteja atenta a possíveis fraudes e golpes, especialmente com o aumento das tecnologias de inteligência artificial. Desconfie de mensagens e ofertas suspeitas.
Considere trabalhos com flexibilidade
Se precisar cuidar de familiares, procure por opções de trabalho que ofereçam jornadas mais curtas. Essa flexibilidade pode ajudar a manter sua segurança financeira enquanto cuida de entes queridos.
Invista em atualização profissional
Mantenha-se atualizada na sua área para garantir sua empregabilidade a longo prazo. Construa uma rede de contatos que possa apoiar sua carreira.
Aprenda sobre finanças
Compreender o básico sobre finanças é essencial. Converse sobre o tema com amigos, familiares e com seu parceiro, para fortalecer seu entendimento e confiança financeira.
Tenha um plano de emergência
Planeje-se para situações inesperadas, como divórcio, viuvez ou perda precoce de emprego. Um plano de emergência oferece segurança e resiliência financeira.
Cuide da saúde física e mental
Cuidar do corpo e da mente é fundamental para a segurança financeira a longo prazo. Mantenha uma alimentação equilibrada, faça exercícios e realize exames médicos regularmente.
Para muitas mulheres, o maior medo financeiro é viver além de suas reservas, um temor que afeta 44% delas, de acordo com pesquisas. Além disso, outras preocupações incluem a possibilidade de problemas de saúde, queda no sistema previdenciário e dificuldades em atender às necessidades básicas da família.