Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Enem 2024: Prova aborda vacina, tirinhas e daltonismo

Segundo dia do Enem 2024 teve questões sobre vacina contra covid, tirinhas e mais. Exame abordou matemática, ciências e temas sociais.
Imagens de estudantes à caminho da prova do Enem 2024.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 trouxe neste domingo (10/11) questões que exploraram uma ampla gama de temas em matemática e ciências da natureza, além de tópicos sobre saúde e cultura. Entre as questões, os participantes responderam sobre vacinas contra a covid-19, tirinhas dos cartunistas Laerte e Bill Watterson (criador de Calvin e Haroldo), e daltonismo.

Assuntos abordados no segundo dia de provas

O segundo dia do Enem contou com 90 questões, 45 de matemática e 45 de ciências da natureza (que inclui biologia, física e química). Além dos temas já mencionados, o exame abordou tipos de energia, química orgânica, eletroquímica, e o uso de plantas como uma solução ambiental. Em geografia, os candidatos discutiram a urbanização e o aumento de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Em matemática, foram cobrados temas como geometria plana e espacial e matemática financeira, ressaltando a importância do planejamento financeiro e de cálculos aplicados à realidade. Outras questões de destaque trouxeram o processo evolutivo, reciclagem de latas de alumínio e a reforma do Maracanã para a Copa de 2014.

Questões do primeiro dia e tema da redação

No primeiro dia do Enem 2024, realizado na semana anterior, os estudantes enfrentaram questões de linguagens e ciências humanas. Entre os temas abordados estavam cultura brasileira e questões sociais, incluindo referências a artistas como Rita Lee e Racionais MC’s, além de assuntos como a crise climática e a valorização do samba, com foco na escola de samba Mangueira. O tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, levando os participantes a refletirem sobre a importância da diversidade e inclusão cultural no país.

O Enem 2024 manteve-se fiel à proposta de conectar temas científicos, culturais e sociais relevantes para os estudantes e para a sociedade brasileira como um todo. Os participantes enfrentaram um desafio, que demandou conhecimento em diferentes áreas e reflexão crítica sobre questões de impacto social.

Últimas noticias