As inscrições para o curso gratuito de formação de novos escritores já estão abertas, em uma parceria entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O curso, denominado Territórios da Escrita, oferece mil vagas para candidatos de todo o país, promovendo a inclusão e a diversidade literária. Os candidatos podem realizar as inscrições até o dia 30 de novembro.
Como funciona o curso
O curso visa formar novos escritores, sem exigência de escolaridade prévia, sendo necessário apenas que o candidato tenha 18 anos ou mais. Para participar, basta preencher o formulário disponível no site oficial do projeto. Reservarão 25% das vagas para pessoas negras (pretos e pardos), 10% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência.
Além disso, os candidatos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste terão um ponto adicional na pontuação de seleção, que avalia as respostas do questionário de inscrição e os comprovantes fornecidos. Para ser aprovado, é necessário obter uma nota mínima de 7,0, sendo a nota máxima 10,0.
Início das aulas e benefícios
O curso terá início em 15 de janeiro de 2025, com aulas realizadas de forma totalmente online. Ao final do programa, os participantes que completarem o curso receberão um certificado de extensão, emitido pela UFRGS e pelo Minc. O curso contará com 50 turmas, cada uma composta por 20 alunos, e haverá monitores para acompanhar e apoiar os estudantes durante todo o processo.
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Os 100 alunos que obtiverem as melhores avaliações em suas produções textuais durante o curso receberão uma bolsa no valor de R$ 2.000, válida de agosto de 2025 a janeiro de 2026. Esse incentivo financeiro tem o objetivo de auxiliar os escritores a concluírem suas obras literárias.
Trilhas de aprendizagem e mentoria
O curso gratuito de formação de novos escritores oferece sete trilhas de aprendizagem, abrangendo diversos gêneros literários, como Crônica, Conto, Dramaturgia, Literatura Infantil, Literatura Juvenil, Narrativa Longa e Poesia. As aulas serão ministradas por renomados professores da UFRGS e de outras instituições, sob a coordenação das professoras Jane Tutikian e Luciana Morteo Éboli.