Os entusiastas da astronomia podem se preparar para um espetáculo em novembro, que promete surpreender com a última Superlua do ano e uma fascinante chuva de meteoros, ambos visíveis no Brasil.
Superlua: o grande evento de novembro
Na noite entre 15 e 16 de novembro, a Lua estará mais próxima da Terra, fenômeno conhecido como Superlua. Nessa ocasião, o satélite natural parecerá até 6,5% maior e cerca de 13% mais brilhante, proporcionando um visual incrível para os observadores. A Superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto de maior proximidade com a Terra, resultando em um brilho e tamanho que encantam a todos. Esse será o último evento do tipo em 2024, sendo uma oportunidade imperdível para quem deseja apreciar a Lua.
- Superlua Azul encanta os céus do Brasil nesta segunda-feira (19)
- Astrônomos amadores detectam dois meteoros em menos de 48h
- Perseidas: chuva de meteoros promete espetáculo no céu de agosto
- ‘Lua Cheia Rosa’ poderá ser vista hoje no Brasil
- As séries de novembro que você precisa assistir nos streamings
Chuva de meteoros Leonídeos
Outro espetáculo astronômico em novembro é a chuva de meteoros Leonídeos, que estará ativa entre os dias 6 e 30. O pico do fenômeno acontecerá no dia 17, quando é possível observar até 10 meteoros por hora cruzando o céu. A chuva de meteoros Leonídeos é visível olhando-se na direção da constelação de Leão, e o evento não exige equipamentos sofisticados para ser apreciado.
Aproximação de astros
Além da Superlua e da chuva de meteoros, o mês também reserva algumas aproximações especiais entre astros. A Lua se aproximará de Vênus entre os dias 4 e 5 de novembro, e ocultará Saturno na noite de 10 para 11 de novembro. Esse alinhamento raro cria uma oportunidade para ver Saturno “desaparecer” e reaparecer no céu.
Dicas para observação
Para observar esses eventos em toda a sua magnitude, escolha locais afastados das luzes artificiais, como áreas rurais. Fique atento à previsão do tempo e procure garantir uma boa visibilidade do céu.