Na última quarta-feira, a China deu um passo importante em direção à criação de um habitat humano no espaço. O país enviou três astronautas à estação espacial Tiangong para conduzir 86 experimentos científicos focados em tecnologia e vida fora da Terra. Entre as pesquisas previstas, uma envolve a fabricação de tijolos com solo lunar simulado, visando futuros habitats espaciais permanentes.
Habitat humano no espaço: tecnologias e materiais inovadores
A missão Shenzhou-19, lançada a partir do Centro de Lançamentos de Satélites de Jiuquan, representa mais uma etapa no programa espacial chinês, que busca avanços na construção de uma base lunar até 2035. A equipe de astronautas trabalhará durante seis meses em pesquisas que vão desde a ciência da vida no espaço até a criação de materiais que possam suportar as condições severas do ambiente lunar.
- Cirurgias cardíacas gratuitas serão feitas em mais de 1000 crianças na China
- Alunas cearenses brilham em Olimpíada de Química na China; confira
- Conheça Nora AlMatrooshi, primeira astronauta árabe se forma na NASA
- Cirurgia espacial: robô da NASA realiza procedimento no espaço
- Stanford e NASA avançam com inteligência artificial no espaço; saiba mais!
Transportaremos esses tijolos experimentais para a estação Tiangong no próximo mês e os exporemos às condições espaciais. Se os materiais se confirmarem resistentes, essa técnica pode reduzir a dependência de recursos importados da Terra e viabilizar a construção de estruturas autossuficientes na Lua. O uso de recursos locais para a construção de habitats é uma das principais estratégias de sustentabilidade para missões de longa duração e futuras bases lunares.
A tripulação da missão Shenzhou-19
A missão é liderada pelo astronauta Cai Yuzhe, veterano e ex-piloto da Força Aérea Chinesa, que já havia integrado a missão Shenzhou-14 em 2022. Com ele, estão Song Lingdong e Wang Haoze, ambos astronautas da nova geração, nascidos na década de 1990. Wang Haoze, engenheira espacial, é a terceira mulher chinesa a participar de uma missão espacial.
Futuro da pesquisa espacial e bases lunares
Os experimentos realizados pelos astronautas têm grande potencial de impacto no desenvolvimento de habitats humanos no espaço. Com o avanço das tecnologias de construção, o objetivo chinês de uma base lunar até 2035 se torna cada vez mais viável.