A Piracanjuba lançou uma campanha que utiliza inteligência artificial para ajudar na busca por pessoas desaparecidas. Chamada de “Desaparecidos”, a campanha combina tecnologia e a experiência de um perito criminal para atualizar fotos de pessoas desaparecidas, mostrando como elas estariam hoje. Desenvolvida pela Ampfy em parceria com a Associação Mães da Sé, a ação traz um toque de modernidade ao conceito dos anos 80, quando fotos de desaparecidos eram impressas em caixas de leite nos Estados Unidos, e busca criar uma ampla rede de comunicação para auxiliar na localização dessas pessoas.
Uso de inteligência artificial para envelhecimento de fotos
A tecnologia de inteligência artificial é o pilar dessa campanha. Além de envelhecer as imagens, a IA também manipula retratos antigos para inseri-los em contextos do dia a dia, como se as pessoas desaparecidas estivessem vivenciando momentos cotidianos. Isso facilita a identificação e permite que as pessoas observem como esses indivíduos poderiam aparecer em situações atuais.
- Família se emociona ao reencontrar gato desaparecido há 5 anos
- Empatia: chave para o sucesso das startups; entenda
- Google Fotos inova com novos recursos de Inteligência Artificial
- Peças sacras do século XVIII retornam à Ordem Terceira do Carmo
- Embalagens recicláveis são preferência de 68% dos consumidores
A Associação Mães da Sé e a Piracanjuba criaram as imagens que vão estampar as embalagens da marca, distribuídas em milhões de unidades pela Tetra Pak. Com essa distribuição, a Piracanjuba espera que essas imagens cheguem a um grande público em todo o Brasil, ampliando as chances de reconhecimento.
Divulgação online e continuidade da campanha de pessoas desaparecidas
Nas rede sociais, a campanha ganha ainda mais força com o endereço piracanjuba.com.br/desaparecidos, onde o público pode acessar informações detalhadas sobre cada uma das pessoas desaparecidas. O perfil da Associação Mães da Sé no Instagram também está participando ativamente, publicando imagens e vídeos das pessoas retratadas, geradas por IA a partir de uma única foto antiga.
A diretora de Marketing da Piracanjuba, Lisiane Campos, declarou que a campanha já está planejada para o 2025, com uma abordagem em “ondas”. Isso garante que novas imagens e informações sejam atualizadas em momentos diferentes, ampliando o alcance e permitindo que mais pessoas sejam alcançadas.
Tecnologia a serviço da empatia e conscientização
Além do potencial de reconhecimento, a campanha “Desaparecidos” da Piracanjuba tem como objetivo gerar empatia e conscientização sobre o impacto das ausências. Ao utilizar embalagens de produtos, a ação transforma o ato de consumo em um canal de alerta para desaparecimentos, incentivando a sociedade a prestar atenção nessas histórias.
Confira o vídeo da campanha abaixo: