Boa Notícia Brasil – Só Notícia boa do mundo

Desafio Nacional de Economia: Estudantes de SC dominam top 10

Estudantes de SC dominam Desafio Quero Ser Economista, com 8 finalistas no top 10. Competição amplia aprendizado sobre economia.
Desafio Nacional de Economia: Estudantes de SC dominam top 10

O desafio nacional de economia deste ano trouxe uma surpresa para Santa Catarina, com oito estudantes da Rede Estadual conquistando posições de destaque entre os 10 melhores do país. Esta competição, destinada a estudantes do Ensino Médio, teve como objetivo incentivar o aprendizado sobre economia por meio de jogos interativos. Santa Catarina se destacou desde o início, representando quase 40% dos inscrito.

O desempenho catarinense no desafio nacional de economia

Com mais de 2.500 inscrições, Santa Catarina demonstrou seu comprometimento com a educação ao colocar 9 dos 10 melhores competidores no topo, sendo 8 deles da Rede Estadual. A competição foi composta por jogos como anagramas, game show e palavras cruzadas, todos com temas relacionados à ciência econômica.

Dentre os finalistas, cinco estudantes eram da mesma escola, a EEB Valentin Gonçalves Ribeiro, localizada em Monte Castelo. O destaque ficou com as alunas Cíntia Lemos e Maira Alessandra Fernandes, que conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

O papel da escola e dos professores

O ambiente de competição saudável e o suporte dos professores foram essenciais para o desempenho dos alunos. Gessica Pedroso, professora da EEB Valentin Gonçalves Ribeiro, ressaltou a importância do envolvimento de todos: “Criou-se um ambiente saudável de competição, com entusiasmo tanto das professoras quanto dos alunos, o que estimulou ainda mais a dedicação”.

A fase final do desafio nacional de economia

Na última fase do Desafio Quero Ser Economista, os participantes tiveram que criar um vídeo sobre um tema econômico à sua escolha, utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo da competição. Para muitos, foi um momento decisivo, como relata a estudante Cíntia Lemos: “No segundo jogo, eu queria desistir pois minha pontuação estava muito baixa, mas as professoras me incentivaram a continuar. O meu aprendizado foi que não devo desistir no primeiro obstáculo”.

Impacto no aprendizado e a premiação

Além de garantir ótimos resultados, o desafio proporcionou aos estudantes uma compreensão mais profunda sobre economia e finanças. Maira Alessandra Fernandes compartilhou o impacto da competição em sua vida: “Percebi que a economia realmente tem um poder transformador. Ao estudar e entender mais sobre esse universo, percebi o quanto a economia pode impactar a vida das pessoas e ajudar a mudar o mundo”.

Cíntia e Maira foram premiadas com R$ 1.500 e R$ 1.000, respectivamente, pelas suas posições. As estudantes planejam investir o valor em seus estudos e desenvolvimento acadêmico. “Quero garantir que esse prêmio continue me ajudando a crescer e alcançar meus objetivos acadêmicos e profissionais”, destacou Maira.

Últimas noticias