No último domingo, aconteceu o 1° turno das eleições municipais de 2024. Embora ainda esteja previsto o segundo turno para o dia 27 de outubro, alguns números já permitem observações de tendências no pleito deste. Com relação ao número de eleitos e eleitas para as mais de 5 mil prefeituras, 4.744 são homens que se elegeram para o cargo de prefeito. Porém, as mulheres conquistaram a eleição em 722 municípios. Serão, portanto, as prefeitas dessas cidades a partir de janeiro de 2025.
Mulheres prefeitas registram aumento nas eleições de 2024
A quantidade total de mulheres que se elegeram ao cargo de prefeitas é bem inferior à de homens, pois representa apenas 13% das vagas para o cargo máximos nas prefeituras espalhadas de norte a sul do país. No entanto, o percentual de mulheres que serão prefeitas em janeiro de 2025 aumentou em comparação à quantidade que havia 2021.
Mas eleições municipais de 2020, houve pandemia e restrições sobre como as campanhas eleitorais aconteceriam. No entanto, apesar das dificuldades e incertezas, 656 mulheres se tornaram prefeitas ao vencerem o pleito de 4 anos atrás. Neste ano, em razão do maior número, já há um número maior de mulheres prefeitas.
Mulheres no 2º turno das eleições
A maioria dos municípios já definiu quem será os novos e novas prefeitas para o quadriênio 2025/2028. Porém, restam ainda 15 capitais nas quais haverá segundo turno. Portanto, mais uma chance de se ter mulheres eleitas. O destaque, inclusive, vai para a disputa em Curitiba (PR), uma das cidades mais importantes do Brasil.
Na cidade paranaense, Cristina Graeml obteve a segunda colocação no primeiro turno. Agora, ela irá em busca do primeiro lugar. Se a candidata que faz parte do PMB (Partido da Mulher Brasileira) vencer a eleição do dia 27, será não apenas mais uma prefeita eleita, mas uma Boa Notícia para motivar a participação feminina na política.